30 de abril, de 2019 | 10:11

Dicas para evitar a queda de cabelo em homens

A alternativa para a calvície é combatê-la antes que os fios comecem a cair, confira os fatores que influenciam neste momento

Unsplash.com
Altos níveis de estresse podem resultar em inúmeras condições médicas de perda de cabeloAltos níveis de estresse podem resultar em inúmeras condições médicas de perda de cabelo

A calvície é um problema que atinge boa parte dos homens com mais de 30 anos e, como já se sabe, ela não pode ser revertida. Por isso, o melhor tratamento é combatê-la antes que os fios comecem a cair e muitos fatores influenciam neste momento: alimentação, exercícios, estresse, tabaco, hidratação, entre outros. Separamos algumas dicas importantes para combater a queda de cabelo nos homens.

Atenção com a alimentação

Hábitos alimentares saudáveis podem garantir cabelos mais grossos e cheios. A proteína magra encontrada em peixes, carnes magras e soja apoia o crescimento do cabelo, enquanto nozes e sementes ricas em vitamina E e gorduras saudáveis fornecem os óleos necessários para mantê-lo saudável. Temperos também podem ajudar: a canela, por exemplo, pode ajudar a fornecer oxigênio e nutrientes necessários ao cabelo.

Hidrate-se

Cerca de 25% dos folículos capilares são feitos de água e, em uma pessoa desidratada, os novos folículos podem ficar fracos.

Invista em vitaminas

Junto com o estresse, genes e problemas médicos, a deficiência de vitamina é a principal razão para a perda de cabelo nos homens. Para ajudar a prevenir a calvície, é preciso obter vitaminas suficientes seguindo uma dieta equilibrada. A vitamina A é útil na síntese de ácido retinóico dos folículos. A vitamina B ajuda a reduzir os níveis de estresse, enquanto as vitaminas C, D e E ajudam o corpo a manter os nutrientes necessários para que ele permaneça saudável.

Vitaminas em cápsulas podem ser um bom aliado na luta contra a calvície. Lucas Coppi, coordenador do site masculino universodeles, conta que muitos homens já estão cientes disso: "Há muitos homens que já estão bem informados sobre o déficit de vitaminas e buscam as vitaminas em cápsulas para complementar a dieta e frear a queda dos fios".

Converse com um especialista

É recomendável se consultar com um especialista para que ele analise o caso e trace um plano para evitar a perda dos fios . O primeiro passo será determinar a causa da perda de cabelo e o que fazer a respeito. Com informações como histórico médico e familiar e a lista de produtos utilizados, o médico poderá receitar medicamentos que complementem os produtos já utilizados.

Evite o penteado da moda

Os fãs de coques masculinos ou de rabos de cavalo apertados deverão evitá-los, já que esses penteados podem causar uma condição conhecida como alopecia de tração, que nada mais é do que queda dos fios por conta da tensão constante que acaba danificando os folículos.

Controle o estresse

Altos níveis de estresse podem resultar em inúmeras condições médicas de perda de cabelo, incluindo eflúvio telógeno (uma condição que faz com que o cabelo se solte da cabeça), tricotilomania (obsessão por arrancar os fios) e alopecia areata (quando o sistema imunológico ataca os folículos).

Para evitar todas essas condições, vale reavaliar o atual momento de sua vida e aplicar mudanças para diminuir o nível de estresse. Práticas como meditação e exercícios físicos também ajudam a controlá-lo.

Limite a ingestão de álcool ou tabaco

Beber e fumar em excesso pode causar inúmeros danos à saúde e afetam também a saúde capilar. Estudos demonstram que o álcool e o tabaco podem estar relacionados com a perda de cabelo. Fumar afeta o fluxo sanguíneo nos folículos, enquanto beber álcool em excesso pode causar desidratação e deficiências nutricionais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário