Dicas para evitar a queda de cabelo em homens

A alternativa para a calvície é combatê-la antes que os fios comecem a cair, confira os fatores que influenciam neste momento

Unsplash.com


Altos níveis de estresse podem resultar em inúmeras condições médicas de perda de cabelo

A calvície é um problema que atinge boa parte dos homens com mais de 30 anos e, como já se sabe, ela não pode ser revertida. Por isso, o melhor tratamento é combatê-la antes que os fios comecem a cair e muitos fatores influenciam neste momento: alimentação, exercícios, estresse, tabaco, hidratação, entre outros. Separamos algumas dicas importantes para combater a queda de cabelo nos homens.

Atenção com a alimentação

Hábitos alimentares saudáveis podem garantir cabelos mais grossos e cheios. A proteína magra encontrada em peixes, carnes magras e soja apoia o crescimento do cabelo, enquanto nozes e sementes ricas em vitamina E e gorduras saudáveis fornecem os óleos necessários para mantê-lo saudável. Temperos também podem ajudar: a canela, por exemplo, pode ajudar a fornecer oxigênio e nutrientes necessários ao cabelo.

Hidrate-se

Cerca de 25% dos folículos capilares são feitos de água e, em uma pessoa desidratada, os novos folículos podem ficar fracos.

Invista em vitaminas

Junto com o estresse, genes e problemas médicos, a deficiência de vitamina é a principal razão para a perda de cabelo nos homens. Para ajudar a prevenir a calvície, é preciso obter vitaminas suficientes seguindo uma dieta equilibrada. A vitamina A é útil na síntese de ácido retinóico dos folículos. A vitamina B ajuda a reduzir os níveis de estresse, enquanto as vitaminas C, D e E ajudam o corpo a manter os nutrientes necessários para que ele permaneça saudável.

Vitaminas em cápsulas podem ser um bom aliado na luta contra a calvície. Lucas Coppi, coordenador do site masculino universodeles, conta que muitos homens já estão cientes disso: "Há muitos homens que já estão bem informados sobre o déficit de vitaminas e buscam as vitaminas em cápsulas para complementar a dieta e frear a queda dos fios".

Converse com um especialista

É recomendável se consultar com um especialista para que ele analise o caso e trace um plano para evitar a perda dos fios . O primeiro passo será determinar a causa da perda de cabelo e o que fazer a respeito. Com informações como histórico médico e familiar e a lista de produtos utilizados, o médico poderá receitar medicamentos que complementem os produtos já utilizados.

Evite o penteado da moda

Os fãs de coques masculinos ou de rabos de cavalo apertados deverão evitá-los, já que esses penteados podem causar uma condição conhecida como alopecia de tração, que nada mais é do que queda dos fios por conta da tensão constante que acaba danificando os folículos.

Controle o estresse

Altos níveis de estresse podem resultar em inúmeras condições médicas de perda de cabelo, incluindo eflúvio telógeno (uma condição que faz com que o cabelo se solte da cabeça), tricotilomania (obsessão por arrancar os fios) e alopecia areata (quando o sistema imunológico ataca os folículos).

Para evitar todas essas condições, vale reavaliar o atual momento de sua vida e aplicar mudanças para diminuir o nível de estresse. Práticas como meditação e exercícios físicos também ajudam a controlá-lo.

Limite a ingestão de álcool ou tabaco

Beber e fumar em excesso pode causar inúmeros danos à saúde e afetam também a saúde capilar. Estudos demonstram que o álcool e o tabaco podem estar relacionados com a perda de cabelo. Fumar afeta o fluxo sanguíneo nos folículos, enquanto beber álcool em excesso pode causar desidratação e deficiências nutricionais.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO