Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de abril, de 2019 | 15:00

Trem Vitória a Minas recebeu 1,1 milhão de passageiros em 2018

A estrada de ferro percorre 51 municípios, sendo responsável pela geração de 4.328 postos de trabalho, entre empregados próprios e terceiros permanentes

Divulgação
Ferrovia também transportou 138,8 milhões de toneladas de minério e outros produtos no último anoFerrovia também transportou 138,8 milhões de toneladas de minério e outros produtos no último ano

Cerca de 1,1 milhão de pessoas viajaram no trem de passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM) em 2018. Pelos trilhos da ferrovia foram transportadas 138,8 milhões de toneladas de minério e outros produtos no mesmo período. A estrada de ferro percorre 51 municípios, sendo responsável pela geração de 4.328 postos de trabalho, entre empregados próprios e terceiros permanentes.

Para atender ao público que se relaciona com a EFVM, no último ano, foram investidos R$ 8 milhões em ações de segurança nas proximidades da linha férrea, como automatização das passagens em nível, infraestrutura em acessos e iniciativas de educação nas cidades atendidas, informa a Vale.

No campo ambiental, foram R$ 7,2 milhões em investimentos, além dos valores aplicados em obras de infraestrutura, saneamento e demais projetos focados na sustentabilidade das operações e em ações de educação ambiental.
Ao todo, 99% de todo resíduo gerado pela EFVM foi reaproveitado, reciclado ou usado para compostagem em 2018, totalizando 14,7 mil toneladas.

Além disso, segundo a Vale, 27 mil pessoas participaram de 261 ações de educação. No município de Resplendor, por exemplo, foi realizada uma gincana com instituições de ensino. O resultado foi a arrecadação de mais de 100 toneladas de resíduos, que foram entregues à Associação de Catadores Unidos de Resplendor (Ascaures).

Também foram realizadas ações culturais e sociais. Entre as iniciativas está o Cine Vitória a Minas, um cinema gratuito a bordo de um caminhão que percorreu 14 comunidades vizinhas da EFVM. Patrocinado pela Vale, o projeto tem o objetivo de promover o entretenimento e a democratização cultural à população dessas cidades.

Outras 57,7 mil pessoas foram beneficiadas em projetos sociais, como o Ciclo Saúde, que capacita profissionais de saúde e equipa unidades básicas; o Vale nas Escolas, voltado para estudantes das redes pública e privada; e o Edital Reconhecer, que oferece um aporte financeiro para instituições que atuam na geração de emprego, renda, educação e saúde.

Quem escolhe o trem como meio de transporte também se depara com programações especiais. Em 2018, os passageiros a bordo participaram de projetos com atividades gratuitas como o Vagão Cultural e o Carro Ambiental.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário