DIÁRIO DO AÇO SERVIÇOS 728X90

28 de abril, de 2019 | 11:25

Santana do Paraíso apresenta muitos desafios e potencialidade

Entrevista com a prefeita Luzia de Melo, de Santana do Paraíso, a cidade-caçula do Vale do Aço,

Neste ano, o município mais jovem da Região Metropolitana do Vale do Aço, Santana do Paraíso, celebra 27 anos de emancipação política e administrativa. O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) estima que a cidade tenha uma população de aproximadamente 33 mil pessoas.

Apesar de ter sido o último município a ser emancipado da RMVA – em 29 de abril de 1992 -, Santana do Paraíso é o que possui a maior extensão territorial, com 276,067 km². Com um pujante desenvolvimento social e econômico, grande área e riquezas extraordinárias naturais, a cidade tem muitas potencialidades e desafios a serem trabalhados nos próximos anos.

Wôlmer Ezequiel
Luzia de Melo analisa o desenvolvimento de Santana do Paraíso ao longo dos 27 anosLuzia de Melo analisa o desenvolvimento de Santana do Paraíso ao longo dos 27 anos
Para a prefeita Luzia Teixeira de Melo (PRB), o principal desafio para os próximos anos é melhorar a infraestrutura da cidade. “Nestes 27 anos, tivemos um bom desenvolvimento. Mas com o aumento populacional, surgem outras demandas. A cidade iniciou com uma estrutura inadequada, e hoje temos o desafio de administrar para prover esta infraestrutura básica ao município. Porém, há diversos novos empreendimentos na cidade, que já apresentam uma boa estrutura”, destaca Luzia.

A cidade se destaca na economia da RMVA, em especial por abrigar o Distrito Industrial de Santana do Paraíso, onde estão instaladas empresas de diversos segmentos, sobretudo do setor metalomecânico. Outro ponto estratégico do município para a região é o Aeroporto Regional do Vale do Aço, localizado próximo à BR-458.
Luzia analisa que, pela disponibilidade de áreas mais isoladas, a expansão industrial da cidade tem sido positiva nos últimos anos. “Temos percebido uma migração ou expansão de empresas da região para Santana do Paraíso.

Divulgação/ACS PMSP
As belíssimas cachoeiras são uma atração à parte em Santana do ParaísoAs belíssimas cachoeiras são uma atração à parte em Santana do Paraíso
E o aumento do número de indústrias representa o desenvolvimento financeiro do município. Com as indústrias estabelecidas na cidade vem a geração de emprego e renda, além de arrecadação tributária”, diz a prefeita.

O município tem belezas naturais e riquezas culturais. Com cachoeiras, belas paisagens, manifestações populares como o congado e patrimônios tombados, o turismo é um dos pontos fortes de Santana do Paraíso.

A prefeita ressalta que o turismo ainda tem muito a ser explorado diante do potencial apresentado. “Temos eventos tradicionais como a Festa de Santana, a Festa do Tropeiro, o congado. Outro aspecto interessante do turismo são os esportes radicais como o voo livre, o rapel e o ciclismo. Além disso, há um aumento do número de pousadas e sítios para alugar. Mas gostaríamos de desenvolver ainda mais esta área”, pontua Luzia.

Em referência à data de emancipação política, a prefeita congratula a população e deseja sucesso para a cidade. “Desejo que nós, de Santana do Paraíso, possamos crescer cada vez mais. Que possamos enfrentar as dificuldades financeiras e sermos bem-sucedidos nas novas empreitadas. Além disso, que possamos ter mais unidade no Vale do Aço para um desenvolvimento equilibrado”, conclui Luzia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Mak Solutions Mak 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário