29 de abril, de 2019 | 09:20

Ipatinga, ontem e hoje

Preservando o passado com os olhos voltados para o futuro

Entre os séculos XVI e XVII, descoberta de ouro pelos bandeirantes na região central de Minas Gerais fez com que vilas e povoados crescessem na região do Vale do Rio Doce, que até então era habitada apenas pelos índios “Botocudos”.

Os primeiros “civilizados” a chegarem à região de Ipatinga e do atual Vale do Aço chegaram em 1752, à localidade de Sant’ana do Alfié, vindos pela Serra da Vista Alegre. Atravessando as águas do Rio Piracicaba, eles abriram na margem esquerda do rio a posse do Sítio Velho, nas cercanias da atual Usiminas.

Arquivo CMI
Estação de trens na Rua Belo Horizonte, em 1955, onde hoje funciona a Estação MemóriaEstação de trens na Rua Belo Horizonte, em 1955, onde hoje funciona a Estação Memória
O engenheiro Pedro Nolasco foi contratado para planejar uma estrada margeando o Rio Doce, em 1901, indo do Porto de Vitória (ES) até a cidade mineira de Diamantina (Estrada de Ferro Vitória a Minas – EFVM). Sete anos mais tarde, pesquisadores descobriram o alto teor de ferro nas jazidas de minério de Itabira. O interesse internacional dos ingleses logo mudou o projeto original da ferrovia, agora com o objetivo de escoar a produção para o Porto de Vitória.

Em 1903 começaram a chegar os primeiros habitantes da ‘primitiva’ cidade de Ipatinga e da Região Metropolitana do Vale do Aço. Por meio dos trilhos da estrada de ferro, fixaram-se na região operários e viajantes de várias partes de Minas Gerais e outras regiões do Brasil.

A Estrada de Ferro foi inaugurada em 1º de agosto de 1922, e no dia 22 foi inaugurada a Estação de Pedra Mole, a primeira da cidade, cujos escombros ainda podem ser vistos em meio à mata na margem do Rio Piracicaba, quase onde este desagua no Rio Doce, no bairro Cariru. O primeiro a fixar moradia no local foi José Fabrício Gomes, com a intenção de explorar a extração de madeira.

Pouco tempo depois as terras foram repassadas a José Cândido de Meira, e em seguida a Alberto Giovannini, que transformou o local numa fazenda de gado, cultivou lavoura e atraiu colonos. Em 1930, o trajeto da EFVM foi alterado. A Estação de Ipatinga (atualmente Estação Memória) foi construída para substituir a de Pedra Mole, cujo terreno era instável.

Arquivo DA
Com a chegada da Usiminas, Ipatinga tornou um polo de desenvolvimentoCom a chegada da Usiminas, Ipatinga tornou um polo de desenvolvimento
Em 1958 teve início a construção da Usiminas e começou o planejamento urbano do então distrito de Coronel Fabriciano. A Usiminas iniciou suas operações em 26 de outubro de 1962. Em 29 de abril de 1964 Ipatinga foi emancipada - juntamente com Timóteo -, e o distrito de Barra Alegre passou oficialmente a pertencer a Ipatinga. No mesmo ano (1964) foi eleito o intendente Délio Baeta Costa, e um ano depois Fernando Santos Coura se tornou o primeiro prefeito da cidade.

Região Metropolitana
A Região Metropolitana do Vale do Aço foi estabelecida por legislação estadual e constituída por agrupamentos de municípios limítrofes, com o objetivo de integrar a organização, o planejamento e a execução de funções públicas de interesse comum.

Ela abrange os municípios de Ipatinga, Coronel Fabriciano, Timóteo e Santana do Paraíso. No entorno da Região Metropolitana estão 22 cidades que integram o Colar Metropolitano.
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