29 de abril, de 2019 | 10:20

Operação da PF contra esquema de candidaturas-laranja do PSL cumpre mandados em MG

O ministro do turismo, Marcelo Álvaro Antônio, é investigado pela Polícia Federal

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta segunda-feira (29) operação para cumprir sete mandados de busca e apreensão envolvendo dirigentes do PSL em Minas. Os mandados foram expedidos pela 26ª Zona Eleitoral de Belo Horizonte e estão sendo cumpridos na capital, Contagem, na Região Metropolitana, Coronel Fabriciano e Ipatinga. As duas últimas cidades estão localizadas no Vale do Aço.

A PF investiga suspeita de irregularidades na aplicação de recursos referentes a campanhas eleitorais femininas do PSL no estado. Houve a apreensão de documentos relativos a produção de material gráfico de campanhas eleitorais. Em Ipatinga um dos endereços denunciados fica no bairro Jardim Panorama.

A assessoria de imprensa do Tribunal Regional ELeitoral de Minas Gerais (TRE/MG) informou à imprensa, nesta segunda-feira, que o processo tramita em segredo de Justiça e que detalhes não poderiam ser divulgados.
A sede do PSL, na capital mineira, foi alvo das buscas.

Na quarta-feira passada (24), o ministro do Turismo no governo Jair Bolsonaro, Marcelo Álvaro Antonio, voltou a negar que tenha havido caixa dois em candidaturas do PSL na eleição de 2018.

O ministro é investigado por suspeita de ter patrocinado um esquema de 'candidaturas laranjas' durante o pleito. Ele era presidente do PSL em Minas Gerais até 2018.

O PSL acumula denúncias de mulheres que afirmam terem sido usadas como laranjas nas eleições do ano passado. A primeira a confirmar ter sido pressionada a usar recursos de sua campanha para pagamentos de despesas que não as suas foi Cleuzenir Barbosa, de Governador Valadares, que hoje vive em Portugal. A ex-candidata afirma que não concordou com o esquema e que foi para o exterior por medo de continuar no Brasil.

Na semana passada, o material de campanha da candidata a deputada estadual Zuleide Aparecida de Oliveira foi entregue ao Ministério Público Federal e pode ser considerada a principal prova que o partido não contabilizou gastos nas eleições 2018. Zuleide afirmou ao jornal Folha de S.Paulo ter sido chamada pessoalmente pelo atual ministro do Turismo, Marcelo Álvaro Antonio, para entrar na disputa como laranja.

Já a deputada Alê Silva alega que soube do esquema do uso de mulheres para candidaturas ilegais somente depois da eleição,quando levou o caso ao conhecimento de uma associação, o que também foi repassado ao Ministério Público. Por isso, alega que foi ameaçada e pediu proteção policial. O caso foi noticiado pelos jornais de circulação nacional e ainda está em apuração.

Já publicado:
Coordenador de bancada do PSL em Minas pede cautela em caso de denúncias


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

29 de abril, 2019 | 16:03

“Ipatinga está em evidência em todas as mídias do país no dia de hoje não pelos seus 55 anos de História, mas em virtude de uma pequena falcatrua de um grupo político que chegou ao poder com um discurso moralizante e contra uma tal de "velha política" e o advento de uma "nova política".”

Envie seu Comentário