EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

29 de abril, de 2019 | 09:33

Aulas gratuitas de música e teatro

Ipatinga cumpre metas culturais e amplia turmas para moradores de zonas rurais

Secom/PMI
Alunos da Escola de Música TOM realizam apresentações em eventos da cidadeAlunos da Escola de Música TOM realizam apresentações em eventos da cidade
Menos de um ano após a aprovação do Plano de Cultura, o município de Ipatinga comemora o alcance de bons resultados, com cumprimento de metas importantes. Viabilizada a contratação de alguns servidores efetivos, a prefeitura inicia a etapa de descentralização da arte, proporcionando também à comunidade da zona rural aulas de música e teatro.

O secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Carlos Oliveira, diz que “a partir de agora, além de ofertar artes cênicas e circenses para crianças e adultos na Biblioteca Municipal, no Parque Ipanema e na Estação Pouso de Água Limpa, no Novo Centro, o público das localidades de Ipaneminha e Taúbas poderá desenvolver suas habilidades artísticas”.

“A cidade é um celeiro de talentos e queremos encontrá-los e desenvolvê-los também nos bairros mais afastados. Com isso estamos valorizando nossa gente, abrindo as portas aos locais tidos como cartões postais da cidade, promovendo a educação patrimonial e elevando a pontuação do município no ICMS Cultural”, enfatizou Carlos.

Secom/PMI
Moradores do Ipaneminha têm aulas de artes cênicas no Clube Dançante Nossa Senhora do RosárioMoradores do Ipaneminha têm aulas de artes cênicas no Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário
Neste mês, aulas de teatro, circo, violão e percussão já são oferecidas ao público do Ipaneminha, no Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário e no Sítio Recanto da Mata, no Taúbas.

As inscrições ainda estão abertas, para os maiores de 12 anos. Os interessados podem se inscrever no 3º andar da Prefeitura, na Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer; na Biblioteca Municipal, das 8h às 17h, ou pelos telefones 3829-8059 e 3829-8060.

A formação cultural e artística ofertada gratuitamente pela prefeitura atendeu no ano passado 215 alunos em atividades de artes desenvolvidas pelo Departamento de Cultura.

Secom/PMI
O aluno da Escola de Música TOM, Arthur Fernandez, regendo um coralO aluno da Escola de Música TOM, Arthur Fernandez, regendo um coral
Neste ano, o número de alunos beneficiados já chega a 350, num total de sete turmas atendidas na Escola de Artes Cênicas Antônio Roberto Guarnieri (Emac) e Escola Municipal de Canto e Música Tenente Oswaldo Machado (TOM).

Através do projeto de música desenvolvido na Escola TOM, Arthur Fernandez, de 16 anos, já estudou teoria e flauta e, atualmente, está trabalhando para se tornar maestro.

Arthur lembra que foi muito difícil começar, porque a teoria musical não é simples de aprender. Ele teve paciência e perseverança e não desistiu. Como a maioria dos colegas, ele não tinha o instrumento para treinar em casa. Ele dedicou-se, aprendeu e viu portas se abrirem para começar a tocar em casamentos, passando a ajudar a mãe com as despesas de casa.

“A música me ajudou a melhorar meu vocabulário, a aprender a importância de assumir responsabilidades e a cumprir com os meus compromissos”, destacou. Hoje, o sonho de Arthur é poder, um dia, integrar a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, em Belo Horizonte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário