Expo Usipa 2024 02 - 728x90

29 de abril, de 2019 | 08:53

Memórias e Cores – Oficina de Congado

Folclorista ouro-pretana ministra curso para congadeiros e marujos

A historiadora e folclorista ouro-pretana Deolinda Alice dos Santos vai ministrar uma Oficina de Preservação e Resgate do Patrimônio Imaterial - Irmãos do Rosário nos dias 10 (Peçanha) e 11 de maio (Guanhães).

Dani Dornelas/Divulgação
Deolinda Alice e a capa do embornal com a efígie de São JoséDeolinda Alice e a capa do embornal com a efígie de São José
A atividade integra a programação do Projeto Memórias e Cores, de resgate e fortalecimento das tradições do Congado e Marujadas, que é patrocinado pela Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura).

Deolinda esteve recentemente em Coronel Fabriciano, onde ministrou o curso para um grupo de 50 pessoas, entre congadeiros e marujos do Cocais, incluindo exposição sobre a história das tradições mineiras, com destaque para o congado e marujadas.

Uma das atividades foi a confecção de um embornal estampado com a imagem de São José e do menino Jesus, de forma a motivar os alunos para a valorização da memória de sua comunidade.

“Fiquei muito feliz com os resultados dessa roda de conversa. Pude ver a dedicação de pessoas de várias idades ao projeto, que é muito importante para a valorização das nossas tradições”, disse Deolinda, que é graduada em História e em Estudos Sociais pela Universidade Federal de Ouro Preto, e em Pedagogia pela Universidade do Estado de Minas Gerais.

Ela atuou como consultora de Cultura Mineira no Senac e no Sebrae Minas. Trabalha com a Cultura Mineira e Folclore aplicado ao turismo. Integra a Comissão Ouro-pretana de Folclore, a Comissão Mineira de Folclore e o Instituto Brasileiro de Cultura Popular de Olímpia, cidade paulista considerada a Capital Nacional do Folclore.

Dani Dornelas/Divulgação
Marujos e Congadeiros do Cocais em atividade na oficinaMarujos e Congadeiros do Cocais em atividade na oficina
Maria Perpétua Pereira, da coordenação da comunidade São José de Cocais, falou de sua felicidade em poder dar continuidade à banda de marujos, que representa o sonho, a história, a realidade e a cultura de Cocais, uma tradição que não pode acabar. “A banda de marujos nos une, nos transforma em família, fortalece a nossa amizade”, sublinha.

Outra etapa do seu cronograma do Projeto Memórias e Cores será realizada dia 18 de maio para os congadeiros e marujos de Peçanha e Guanhães, quando a artista plástica Rosane dias irá ministrar uma Oficina de Arte e Criação de Indumentárias que será ministrada pela artista plástica Rosane Dias. No dia 27 de maio, a mesma atividade será realizada no Cocais.

Éderson Caldas (produção e coordenador administrativo/financeiro); Shirley Maclane (produção); Simonal Wilde (produção); Júlio Madeira (cultura); Helena Nunes (oficinas); Harumi Urabe (secretaria); Marina Baião (jurídico); Adilson Mariano (contador); Michel Petzold (prestação de contas); Dani Dornelas (fotografia); Matícia Souza Alves (pesquisa da cartilha) e Goretti Nunes (comunicação) formam a equipe do projeto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário