28 de abril, de 2019 | 10:36

Presente de aniversário cultural

Ipatinga ganha nesta segunda-feira (29) um novo espaço para as artes

Nesta segunda-feira (29), dia em que completa 55 anos de emancipação, a cidade de Ipatinga ganha de presente um novo espaço cultural: o Ecoar - Espaço Cultural Ofício e Arte, que surge como um território de criação, produção e difusão cultural.

Idealizado pelo ator e produtor Mati Lima quando ainda residia no Rio de Janeiro, o projeto ganhou força há um ano, após seu retorno a Ipatinga, e adquiriu forma através da parceria com o ator e diretor Marrione Warley.

A sede do Ecoar foi instalada na Avenida José Anatólio Barbosa, 1.385, no bairro Limoeiro, e tem como proposta ser um espaço de convivência social e artística para moradores das regionais 8 e 9 de Ipatinga e de todo o Vale do Aço.

Divulgação
O espaço atuará em diferentes áreas das manifestações artísticas e culturais, oferecendo ao público espetáculos, cursos permanentes de teatro, oficinas, debates e outras atividades.

Abrir o primeiro espaço cultural do Limoeiro, neste momento delicado em que varias salas de espetáculos estão sendo fechadas, tem um significado muito importante para a cidade.

A regional que abriga a iniciativa foi o berço da cidade, uma vez que Ipatinga nasceu a partir do distrito de Barra Alegre. Essa mesma regional tem patrimônios culturais históricos e tradicionais, que são o Congado Nossa Senhora do Rosário, ou Congado do Ipaneminha, e a Capela de São Vicente, também conhecida como Igreja de Nossa Senhora do Rosário.

“As regionais 8 e 9 sempre tiveram grande vocação para a arte e a cultura, e têm Há muitos talentos carentes de oportunidades para o exercício e desenvolvimento de sua aptidão artística. O Ecoar tem a missão de ser um lugar para experimentos e troca de experiências", afirma Mati Lima, coordenador geral do espaço.

No ano passado, por meio de uma plataforma na internet e presencialmente nas escolas publicas, os fundadores do espaço fizeram uma pesquisa de interesse dos moradores quanto à abertura do Ecoar, e 98% dos 2.200 participantes aprovaram a iniciativa.

"Para nós o diálogo com a comunidade é muito importante para que a oferta das atividades culturais seja, de fato, efetiva" afirma Marrione Warley, diretor artístico do espaço.

A programação de inauguração será das 10h às 21h, com cortejo, contação de histórias, dança e cinema, por meio da participação de vários artistas, incluindo Claudiane Dias, Eunice Profeta e Luiz Ribeiro. Como o Ecoar ainda não tem patrocínio, buscou o apoio de empresas que acreditam na arte como instrumento de formação e transformação social.

A primeira ação do Espaço Cultural Ofício e Arte será a promoção do Curso Livre de Teatro Infantil, Juvenil e Adulto. As inscrições poderão ser feitas a partir de terça-feira (30), na sede do Ecoar.

Ao término do curso e com a entrega dos certificados será realizada uma montagem com os alunos, que será apresentada em um dos teatros da cidade e após cumprirá temporada no próprio espaço. Mais informações pelo telefone (31) 99283.4229 ou pelo e-mail [email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Georgia Havena

29 de abril, 2019 | 16:48

“Parabéns pela iniciativa! A arte e a cultura são canais de formação de cidadania nas crianças de nossa comunidade.”

Envie seu Comentário