26 de abril, de 2019 | 10:52

Cultura da boa em Açucena

Tenda Literária promove o acesso e incentivo à leitura, ao teatro e contação de histórias

Divulgação
Através de uma parceria público privada, o festival Tenda Literária será realizado pela primeira vez em Açucena, nesta sexta-feira (26 - de 8h30 às 11h e de 13 às 16h) e sábado (27 – de 8h30 às 12h), na Praça Edson de Miranda, no centro da cidade.

Com uma programação gratuita e diversificada, o público terá acesso aos espetáculos teatrais, ações de incentivo à leitura, contação de histórias, oficinas de máscaras, cantinho de leitura, confecção de brinquedos e objetos com papel e materiais de reaproveitamento.

Também haverá livros de graça para as crianças, oficinas interativas artísticas e um grande espaço de brinquedos infláveis e educativos voltado para a temática abordada.

O Tenda Literária é realizada com patrocínio da Cemig e da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e apresentado pelo Ministério da Cidadania. A produção é da Criativo Produções, Com apoio da Prefeitura de Açucena, Instituto Cenibra e Uni Duni e Lê.

Divulgação
O gestor cultural Bruno Minafra avalia que essas ações garantem o acesso à cultura e a leitura a crianças e jovens. Os participantes do festival devem percorrer todas as tendas e escolher atividades para participar, para que assim possam ter acesso à área dos brinquedos.

Cada criança receberá uma credencial com lacunas a serem preenchidas conforme a atividade que ela queira participar. Ao completar o cartão ela é autorizada a entrar na área reservada para o teatro e os brinquedos, que incluem cama elástica, brinquedos infláveis, jogos de tabuleiro etc.

“A leitura é um universo de aprendizagem e conhecimento. O incentivo dos pais às crianças é fundamental ao desenvolvimento intelectual. Buscamos aproximá-las deste universo tão rico e encantador.

Através de espetáculos teatrais, contação de histórias, doação de livros, espaços agradáveis para leitura, esperamos que as crianças se sintam familiarizadas com a leitura e que ela se torne um hábito em sua vida desde a infância”, afirma Minafra.

Divulgação
Além das tendas interativas, a programação desta sexta feira (26) terá o espetáculo “Era Uma Vez, Outra Vez”, idealizado pelas atrizes e produtoras Daniela Alves e Mari Antonaci, da DaMa Produções. e o espetáculo “Todo mundo conta história” realizado pelo Grupo HistoriArte.

No sábado (27) será a vez da “Cantadora” de histórias Rozeli Rocha e Moura, com o espetáculo “História para encantar”, e outra apresentação do Grupo HistoriArte, com o espetáculo “Todo mundo conta história”.

O Tenda Literária conta com a Mestra de Cerimônia “Vovó Carmela”, interpretada pela artista Daniela Alves, e o personagem “Banha”, vivido pelo ator, jornalista e músico Jefferson Rocha.

O receptivo para os alunos na área no Tenda Literária será conduzido por personagens da literatura brasileira, com atores da Companhia de Teatro Katarriso, de Governador Valadares. A Companhia Trupe da Alegria também participa do festival.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário