25 de abril, de 2019 | 20:02

Plataformas digitais descomplicam investimentos

Tecnologia da informação trouxe novos atores ao mercado financeiro, como as corretoras de valores, democratizando o ato de investir


Durante muito tempo, a prática de investir ficou restrita a um pequeno grupo de pessoas, em geral, que possuía alto poder aquisitivo. Isso porque as informações não eram tão acessíveis e as ofertas de investimentos eram concentradas nos bancos. Agora, este cenário mudou.

Com um evidente processo de desbancarização - termo que significa o surgimento de novos atores no mercado financeiro, como as corretoras de valores - , houve uma democratização do ato de investir. Cada vez mais pessoas, de diferentes perfis, tornam-se investidores a cada dia.

O acesso às informações ficou mais fácil com a tecnologia. Sem a necessidade de sair de casa, é possível conhecer produtos financeiros que, até então, eram pouco divulgados para a grande parcela da população por meio de uma plataforma de investimentos.

E mais do que conhecer, é possível investir. Assim, antigos conceitos estão sendo desmitificados. Se antes, no imaginário popular, investir em ações era uma prática restrita a homens engravatados e com muito dinheiro, por exemplo, hoje já se sabe que é possível realizar este investimento da sala de casa por valores mais acessíveis do que se imagina.

Neste processo de desbancarização e consequente consolidação das plataformas de investimento, os brasileiros têm enxergado cada vez mais que investir é uma prática simples, fácil, necessária e, sobretudo, acessível.

Vantagens econômicas

Desta forma, os melhores produtos financeiros ficam restritos aos clientes com maior poder aquisitivo. Além das vantagens econômicas, o atendimento é outra facilidade garantida pelas corretoras, uma vez que é realizado no ambiente virtual. Em muitos casos, ainda é oferecida uma consultoria especializada e gratuita.

Por outro lado, muitos bancos ainda atuam com as agências físicas, sendo algumas questões podendo apenas ser resolvidas presencialmente, o que acaba sendo um empecilho em meio à rotina atribulada das pessoas.Mas não é só por assegurar a democratização da prática de investir que as corretoras e as plataformas digitais se mostram relevantes para o mercado financeiro. Elas também reservam vantagens econômicas e, por isso, são alternativas mais atrativas em comparação com os bancos para quem deseja ser um investidor.

As corretoras oferecem maior variedade de investimentos, o que significa melhores oportunidades de retorno financeiro. Enquanto os bancos priorizam os produtos próprios, elas garantem uma cartela diversificada de títulos e fundos que podem ser de diferentes emissores. Assim, é mais fácil encontrar opções que atendam melhor a cada perfil de investidor.

Outra vantagem se refere à diferença de custos. Os valores cobrados pelas instituições bancárias por meio das taxas de administração, custódia e corretagem costumam ser mais altos.

Além disso, para a abertura de conta em uma corretora não é feito nenhum tipo de cobrança, e os pequenos investidores terão acesso a uma gama diversificada de opções de investimento. Já nos bancos, a oferta está atrelada ao relacionamento e ao patrimônio.

Como acessar uma plataforma de investimentos

O acesso é feito de forma simples e rápida, pela internet. Após acessar o site, basta criar login, senha e preencher os dados cadastrais. A partir de então, o futuro investidor terá informações sobre os produtos financeiros disponíveis e poderá escolher em qual investir.

Pela plataforma também é possível acompanhar os rendimentos. As mais completas, como a Genial Investimentos, possuem ainda uma equipe especializada para o esclarecimento de dúvidas.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário