25 de abril, de 2019 | 16:30

Inscrições abertas até 30 de abril para as Olimpíadas de Língua Portuguesa 2019

Docentes de escolas públicas devem fazer a inscrição dos alunos participantes

Divulgação
Em 2019, o tema principal é O lugar onde vivo ? reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu territórioEm 2019, o tema principal é O lugar onde vivo ? reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território

Estão abertas até 30 de abril, às 23h59, as inscrições para a 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, que visa contribuir para a melhoria do ensino e aprendizagem da leitura e escrita nas escolas. Os professores da rede pública devem fazer o cadastro exclusivamente no Portal Escrevendo o Futuro as turmas na competição, indicando: a respectiva Secretaria de Educação à qual a escola está vinculada e a adesão aos termos desta edição da Olimpíada. Em seguida, o professor deverá obter autorização da direção da escola em que leciona.

Em 2019, o tema principal é O lugar onde vivo – reforçando a valorização da interação de crianças e jovens com seu território. Os docentes deverão realizar oficinas de produção de texto com os alunos a partir dos gêneros de Poema, Memórias literárias, Crônica e Artigo de Opinião. São diversas etapas até a definição dos 32 vencedores. As escolas terão até 19 de agosto para encaminhar os textos às comissões julgadoras. Não há limites de número de professores da mesma escola para inscrição, mas quem leciona em mais de um estabelecimento de ensino poderá especificar cada escola desejada na hora da candidatura e garantir a participação de todos os seus alunos.

A edição deste ano, também vem cercada de novidades. Além de homenagear Conceição Evaristo, o gênero textual documentário foi incluído para alunos do primeiro e segundo ano do ensino médio. A participação dos professores também está garantida através do relato de prática, no qual registram suas experiências com a realização das oficinas. Há também novidades entre as premiações, que passam a incluir imersão pedagógica internacional para os professores e viagem cultural em território brasileiro para os estudantes. As escolas dos alunos vencedores receberão como prêmio acervo para reforço da biblioteca.

A 6ª edição da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro é realizada pelo Ministério da Educação, em parceria com a Fundação Itaú Social e o Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (CENPEC).

(Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário