25 de abril, de 2019 | 09:58

As incríveis encrencas de Petruchio e Catarina

O Cravo e a Rosa’ volta a fazer sucesso, reapresentada no canal Viva

Inspirada em ‘A Megera Domada’, de William Shakespeare, ‘O Cravo e a Rosa’ está sendo exibida agora pelo Canal Viva, às 23h. A trama, obra de Walcyr Carrasco e Mário Teixeira, foi ambientada na São Paulo dos anos 1920 e narra o tumultuado romance entre o caipira Petruchio (Eduardo Moscovis) e a geniosa Catarina (Adriana Esteves).

A novela, reexibida na íntegra pela primeira vez, foi planejada para ser uma trama curta, com 90 capítulos, mas se estendeu devido ao sucesso e chegou ao fim no capítulo 221.

GB Imagem
A ?fera? Catarina (Adriana Esteves) se enrolou com Petruchio (Eduardo Moscovis)A ?fera? Catarina (Adriana Esteves) se enrolou com Petruchio (Eduardo Moscovis)
‘O Cravo e a Rosa foi minha primeira novela na Globo e um extraordinário sucesso. Até hoje encontro fãs incondicionais da novela em todo o mundo. Foi uma obra que me deu imenso prazer escrever, eu me divertia com as situações de humor e com as interpretações incríveis do elenco.

Foi uma ousada adaptação de Shakespeare para outro universo, mas mantendo até cenas fundamentais de ‘A Megera Domada’. Foi um grande desafio’, revelou o autor Walcyr Carrasco.

A trama enfocou a relação de Catarina e Petruchio, um romance entre uma mulher moderna que recusa assumir o papel feminino vigente à época, de se restringir a lavar ceroulas em um tanque e viver com um homem que acredita que a esposa deve ser não mais do que a rainha do lar.

‘Esta é a história de um amor que surge através do conhecimento. Nenhum dos dois pensa em casar, mas eles passam a se amar porque se conhecem, e reconhecem um no outro a beleza interior’, diz o autor.

A novela mostrou os diferentes caminhos do amor em uma época de intensa transformação, os anos 20 do século passado.

Seu enredo buscou retratar o comportamento de uma época, com referências históricas importantes como a transformação da arte, da literatura e das artes plásticas, além da luta pelo voto feminino e da mudança no papel da mulher, com a discussão de temas cruciais como a perda da virgindade.

‘Os anos 20 tornam verossímeis discussões que hoje são evitadas, mas que ainda estão presentes no coração das pessoas’, pensa Carrasco.

Originalmente, a novela ‘O Cravo e a Rosa’ foi exibida no horário das 18h, em 2000. Em 2003 e 2013, foi reapresentada no ‘Vale a Pena Ver de Novo’. No elenco estavam, entre outros, Drica Moraes, Leandra Leal, Ângelo Antônio, Eva Todor, Rodrigo Faro, Luiz Mello, Ney Latorraca, Carlos Vereza, Maria Padilha e Cláudio Correa e Castro.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário