23 de abril, de 2019 | 07:25

Romeu Zema entrega Medalha da Inconfidência

A distinção é prestada a personalidades, tradicionalmente no Dia de Tiradentes

Gil Leonardi / Imprensa MG
  Em Ouro Preto, governador fez homenagem especial às forças de segurança que atuaram nas ações de resgate e atendimento em Brumadinho Em Ouro Preto, governador fez homenagem especial às forças de segurança que atuaram nas ações de resgate e atendimento em Brumadinho

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema, entregou em Ouro Preto, a Medalha da Inconfidência a 126 pessoas e instituições que contribuíram para o desenvolvimento do estado e do país. A distinção é prestada a personalidades, tradicionalmente no Dia de Tiradentes. Em discurso, no domingo (21) o governador fez uma homenagem aos "heróis mineiros do Corpo de Bombeiros Militar, da Defesa Civil, da Polícia Militar e da Polícia Civil que doaram suas vidas para salvar outras", em referência à atuação das instituições em Brumadinho, após o rompimento da barragem no local. Ele também conclamou os Poderes para que seja feito um pacto em prol de Minas.

Romeu Zema destacou a importância de a sociedade atual se inspirar na trajetória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, morto por defender o que era correto e por discordar dos desmandos da monarquia e que é homenageado nacionalmente nesta data.

Citando a situação financeira do estado, o governador explicou a intenção de realizar a solenidade de entrega da Medalha da Inconfidência de "forma austera". "Minha súplica para que a solenidade fosse feita de maneira econômica não foi para defender meus interesses pessoais, e sim os interesses de todos os mineiros que sofrem por falta de serviços básicos que o Estado deveria oferecer e não está fazendo por conta da escassez de recursos", concluiu.

Brumadinho

Neste ano, as homenagens foram concedidas especialmente às Forças de Segurança de Minas Gerais e de outros estados que trabalharam e ainda atuam em Brumadinho, após o rompimento da barragem da Vale S.A., que causou uma das maiores tragédias humanas e ambientais do mundo.

"É um momento importante de reconhecimento de toda a sociedade de um trabalho que os Bombeiros estão desempenhando com uma forma bastante efetiva, empenhando vigor físico e capacidade técnica, em um trabalho de busca que é referência em todo o Brasil, por toda uma integração bem-sucedida com os outros órgãos", afirmou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros, Coronel Edgard Estevo.

Mais:
Garis iniciam greve no Rio
Quase 3 meses após tragédia, 32 barragens da Vale estão interditadas
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário