Expo Usipa 2024 02 - 728x90

22 de abril, de 2019 | 15:45

''Liberdade não é absoluta'', diz Guarda Municipal em polêmica em Ouro Preto

Comando da Guarda Civil de Ouro Preto confirma que tapetes com homenagem a Marielle Franco foram desmanchados: ''Liberdade não é absoluta''

Todos os anos, a Semana Santa é marcada em Ouro Preto, cidade histórica de Minas Gerais, pelo ritual de decoração das ruas com a confecção de tapetes de serragem. No material, são formados desenhos, em geral de imagens religiosas relacionadas à Páscoa.

Neste ano, uma homenagem à vereadora Marielle Franco (PSOL), assassinada no Rio de Janeiro em março de 2018, provocou controvérsia nas redes sociais ao ser desmanchada por um grupo de guardas da Guarda Civil de Ouro Preto.

A ação dos policiais, que chutaram a serragem para ocultar o desenho do nome da vereadora, foi acompanhada por manifestantes que gritavam "Marielle vive" e proferiam ofensas ao presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Em nota, o Comando da Guarda Civil confirma ter realizado a ação. Segundo a corporação, a "liberdade de expressão não é absoluta, ainda mais quando outros direitos estão sendo afetados". A nota prossegue e informa que os guardas atuaram, como orientados, para desmanchar "desenhos de cunho político".

"O Comando da Guarda Civil Municipal vem publicamente agradecer a todos que contribuíram direta e indiretamente para a gloriosa Semana Santa de Ouro Preto, em especial aos guardas, policiais que bravamente mantiveram a ordem do princípio ao fim. Quanto ao episódio onde os agentes municipais desmancham desenhos de cunho político, entre outros, que nenhuma relação possuem com os "tapetes devocionais", informamos que a liberdade de expressão não é absoluta, ainda mais quando outros direitos estão sendo afetados. O recado já foi dado em 2018, em 2019 não foi diferente.Respeitem Ouro Preto, nossas tradições".

Reprodução
Em nota, o Comando da Guarda Civil confirma ter realizado a açãoEm nota, o Comando da Guarda Civil confirma ter realizado a ação
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bolso

23 de abril, 2019 | 13:20

“esse paizinho está pedindo um grupo terrorista é assim que vejo o futuro. Acho que o povo não irá aguentar tanta opressão do sistema. Vejo uma guerra civil em breve.”

Arthur

22 de abril, 2019 | 18:20

“Ta certo... igreja não é palanque... os guardas nada mais fizeram do que autuar um uso indevido distorcido do patrimônio histórico cultural e religioso da cidade...”

Henrique

22 de abril, 2019 | 16:14

“A igreja católica bem como as igrejas protestantes vão a passos largos se tornando verdadeiros grupos politicos usados como massa de manobra. Certamente isso é um dos motivos de muitos cristãos abrirem mão de irem a igreja; e por isso se presencia a expansão do islamismo.”

Envie seu Comentário