Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de abril, de 2019 | 08:03

Chocolates artesanais são alternativa para uma Páscoa mais econômica

Com os preços dos chocolates industrializados mais altos a cada ano, diversas pessoas têm investido na fabricação caseira dos ovos de Páscoa

Divulgação
Ovos artesanais estão com melhor custo-benefício e mais variedadesOvos artesanais estão com melhor custo-benefício e mais variedades

Para quem decidiu comprar ovos de Páscoa industrializados, o feriado sairá mais "salgado" neste ano em relação a 2018. O aumento dos produtos de chocolate ficou acima do Índice de Preços ao Consumidor (IPC) acumulado nos últimos 12 meses. Em contrapartida, os chocolates artesanais têm apresentado um custo-benefício melhor, além de outras vantagens para o cliente, além de ser uma importante renda para a economia informal.

De acordo com dados coletados na primeira semana de abril pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getúlio Vargas (Ibre/FGV), os ovos menores de 100 gramas foram os que tiveram maior aumento no preço, 40,52% mais caro em comparação ao mesmo período do ano passado. Os ovos entre 100 e 400 gramas tiveram um aumento de 10,22% em relação a 2018. O aumento apurado em 2019 para ovos de 400 gramas alcançou 8,25%.

Com os preços dos chocolates industrializados mais altos a cada ano, diversas pessoas têm investido na fabricação caseira dos ovos de Páscoa e outros produtos derivados de cacau. Estima-se que no Brasil, 6,5 mil microempreendedores individuais (MEI) trabalham neste segmento.

Produção Artesanal

Há três anos, a confeiteira Patrícia Matias de Brito, do bairro Canaã em Ipatinga, decidiu empreender na fabricação de chocolates caseiros. Ela conciliou o talento para a confeitaria com a oportunidade de negócio. "Eu fazia bolo de aniversário para amigos e familiares, que sempre foram bem elogiados. Então juntei os elogios com o ganhar um dinheiro extra e, na Páscoa, vi essa oportunidade. A procura de chocolates na Páscoa aumenta em 60%", destaca Patrícia.

Ela explica que, por um preço menor, o cliente pode ter um produto artesanal com mais peso e qualidade que o industrializado. "O chocolate artesanal é uma opção mais econômica e saborosa, com a possibilidade de sabores e tamanhos a gosto do cliente. Um chocolate caseiro custa pelo menos um terço do valor do industrializado", observa Patrícia.

A confeiteira explica que os sabores mais pedidos são os que contêm creme de avelã com chocolate e leite em pó. Patrícia afirma que a produção artesanal propicia um produto mais personalizado. "Na indústria, o chocolate ganha forma com o uso de máquinas. O que não ocorre no chocolate artesanal, o qual normalmente é manipulado pelas próprias mãos ganhando formas diversas e sem um padrão", conta a confeiteira.

Mas, Patrícia alerta que para atuar com a produção artesanal de chocolate é necessário gostar e planejar o trabalho. "É preciso ter vocação e não fazer porque está na moda. Também é importante testar os produtos com pessoas mais próximas. Tomar cuidados com a higiene e validade. E, por último, fazer muita divulgação, seja em redes sociais ou em cartazes", conclui Patrícia.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário