19 de abril, de 2019 | 14:00

Comitê de combate à Dengue, Zika e Chikungunya alerta sobre prevenção

Apenas nos últimos quatro meses, foram recolhidas em toda a cidade quase 10 mil toneladas de entulhos, informa a administração de Ipatinga

Secom PMI
Em reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, profissionais da Secretaria de Saúde de Ipatinga alerta que risco de epidemia continuaEm reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses, profissionais da Secretaria de Saúde de Ipatinga alerta que risco de epidemia continua

Apesar de, atualmente, o município de Ipatinga estar classificado como Nível Zero, conforme o Plano Municipal de Contingência, ou seja, baixo risco de epidemia de Dengue e Chikungunya, o alerta à população permanece. Este foi o anúncio feito pelos profissionais da Secretaria de Saúde de Ipatinga, nesta semana, durante reunião do Comitê Municipal de Combate às Arboviroses. O encontro, que ocorreu na Estação Qualifica, teve a presença de representantes de diversas empresas, entidades e servidores públicos municipais.

"Todo início de ano temos incidências de chuva na região. Neste período, a proliferação do Aedes Aegypti se torna maior, devido à possibilidade de mais focos de água parada. Entretanto, os trabalhos educativos desenvolvidos nas escolas e igrejas, a aplicação do fumacê de bomba costal, os pontos estratégicos nos bairros, a abordagem junto aos 70 acumuladores de resíduos, demonstram como essas ações simultâneas estão colaborando no combate ao mosquito, refletindo em poucas notificações das doenças", explica a coordenadora do Comitê, Laudiceia Miranda.

Para somar ao trabalho de cuidados com a saúde pública, os profissionais da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente seguem também dando continuidade às ações de limpeza urbana. Apenas nos últimos quatro meses, foram recolhidas em toda a cidade quase 10 mil toneladas de entulhos, informa a administração de Ipatinga.

Números das doenças

Segundo dados da Vigilância Epidemiológica, atualmente Ipatinga contabiliza uma taxa de incidência de 33 casos por 100 mil habitantes. Até o momento, 323 notificações das doenças Dengue, Chikungunya e Zika foram registradas no município.

O último Levantamento de Índice Rápido do Aedes aegypti (LIRAa) apontou que a infestação larvária na cidade era de 3,6%, ou seja, para cada 100 imóveis vistoriados, em quase quatro deles foram encontrados focos do Aedes Aegypti. Um novo LIRAa será realizado pela administração municipal na primeira quinzena de maio.

A Prefeitura de Ipatinga reforça que embora a cidade esteja com baixos índices das doenças, a preocupação existe devido às últimas chuvas e as epidemias em diversos municípios mineiros.

Mais:
Alunos de Ipatinga fazem passeata de conscientização contra a dengue
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário