EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

17 de abril, de 2019 | 08:00

Parlamentar promove diálogo em busca de soluções para a saúde pública

No encontro foi feita a solicitação de regularização das dívidas do Governo do Estado para com os hospitais e os municípios

Divulgação
Deputado estadual Celinho Sinttrocel se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva Deputado estadual Celinho Sinttrocel se reuniu com o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva

Em agenda articulada pelo deputado estadual Celinho Sinttrocel, o Secretário Estadual de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira da Silva, recebeu representantes de hospitais do Vale do Aço e de outras regiões do estado.
Além do deputado, estiveram presentes na reunião de terça-feira (16) os representantes dos hospitais Márcio Cunha, José Carlos Gallinari, Mauro Oscar Souza Lima e André Luiz Ribeiro, Vital Brazil, Anchieta Poggialli e José Maria Morais, bem como da Santa Casa de Caeté e do Hospital São Vicente de Paulo, do município de Carrancas. O secretário de Saúde de Coronel Fabriciano, Ricardo Cacau, também marcou presença.

No encontro foi feita a solicitação de regularização das dívidas do Governo do Estado para com os hospitais e os municípios. “As instituições precisam de uma perspectiva de recebimento senão corremos o risco de vivermos um verdadeiro caos na saúde em nossas cidades”, cobrou o parlamentar.

O Secretário de Saúde informou que, de imediato, a prioridade são as unidades de atendimento de urgência e emergência. E que num prazo máximo de 15 dias, técnicos da Secretaria irão encerrar o diagnóstico e apresentar um cronograma rígido de pagamento mensal até o fim do ano e, em seguida, ele próprio vai encaminhá-lo à apreciação da Secretaria de Fazenda para uma definição final. “Não posso me comprometer com o pagamento dos débitos em atraso, mas irei estabelecer um cronograma pontual e um pagamento regular mínimo para cada unidade hospitalar”, salientou o secretário.

Carlos Eduardo se comprometeu ainda a apresentar, até o fim do ano, uma planilha para pagamentos dos débitos em atraso e também um estudo especial para o Hospital Márcio Cunha devido ao seu papel de referência na macrorregião para atendimentos de média e alta complexidade.

Plano Diretor de Regionalização

Outro assunto abordado pelo Secretário na reunião foi o Plano Diretor de Regionalização (PDR), instrumento de planejamento e gerência na área da saúde. O Plano busca a descentralização de ações, a garantia de acessibilidade, a atenção integral, a equidade no tratamento e economia de escala. Para a sua elaboração, são levados em conta a base territorial e as necessidades da população.

Segundo informações passadas por técnicos da Secretaria, a ideia é a desvinculação do Vale do Aço da Macro região de Governador Valadares. A elevação à condição de Macro Região do Vale do Aço promoveria maior autonomia na definição de diretrizes e melhoraria a assistência regional. Desta forma, as demandas teriam um espaço privilegiado para serem tratadas.

Hospital de Caratinga

Também foi abordado no encontro o fechamento do Hospital Nossa Senhora Auxiliadora, no município de Caratinga. O fato, além de causar transtornos para a população local, promove uma sobrecarga nos hospitais das cidades vizinhas. O Secretário informou ao deputado Celinho que já existem entendimentos avançados com instituições para garantir a reabertura o mais rápido possível desse hospital.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário