CADERNO IPATINGA 2024

16 de abril, de 2019 | 18:40

Câmara de Timóteo adia votação da reforma administrativa

O secretário de Planejamento Municipal, Fabrício Araújo, afirmou que essa proposta de reforma administrativa oferece uma nova dinâmica de administração

Wôlmer Ezequiel
A decisão pelo adiamento foi tomada na reunião extraordinária desta terça-feira, na Câmara de Timóteo A decisão pelo adiamento foi tomada na reunião extraordinária desta terça-feira, na Câmara de Timóteo
A votação acerca do projeto de lei que estabelece a reforma administrativa na Administração Municipal de Timóteo foi suspensa e adiada durante a reunião extraordinária desta terça-feira (16). O presidente da Câmara de Vereadores, Diogo Siqueira (PPL), decidiu suspender a votação do Projeto de Lei 4.197, e de quatro emendas, após um pedido de diligência do vereador Adriano Alvarenga (PMB) ser negado pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ), de forma monocrática.

Em entrevista à imprensa, o presidente da Câmara explicou sua decisão de suspender a pauta do dia da reunião extraordinária. “Na reunião da CCJ, que ocorreu na manhã desta terça-feira (16), o presidente da CCJ, vereador Moacir de Castro (PSDB), não submeteu ao plenário da comissão um requerimento feito pelo vereador Adriano Alvarenga, o que ameaçou de colocar em nulidade todo o processo de tramitação dessa matéria. Então, em entendimento com os membros da CCJ, nós deliberamos em retirar da pauta as emendas e o texto principal”, informou Diogo Siqueira.

Ainda conforme o presidente da Câmara, as comissões voltarão a se reunir na próxima segunda-feira (22), às 9h. “A partir daí, existe a possibilidade de o projeto retornar à pauta na reunião ordinária”, salientou.

Pedido
Segundo o vereador Adriano Alvarenga, em seu pedido de diligência à CCJ, ele solicita novas informações acerca dos gastos do Executivo. “Nós invocamos o artigo 147 do regimento interno, no qual solicitamos diligência aos membros da comissão. Essa diligência convoca o secretário de Planejamento para trazer novos números acerca do orçamento do Executivo para a Câmara de Timóteo, para podermos ter tranquilidade na votação. Já fiz o convite para o controlador público vir aqui na Casa Legislativa. Com isso, os vereadores membros da comissão terão a oportunidade de aprovar essa diligência e convocá-lo para que ele possa prestar os devidos esclarecimentos aos vereadores dessa casa”, informou.

Nova dinâmica
O secretário de Planejamento Municipal, Fabrício Araújo, afirmou que essa proposta de reforma administrativa oferece uma nova dinâmica de administração, que foi questionada por uma Ação Direta de Inconstitucionalidade. “Nós fizemos uma série de ajustes na nossa proposta, na qual trouxemos várias inovações. Então é uma proposta de trazer uma nova dinâmica para a cidade, por meio dessa reforma administrativa, inclusive, com a criação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que é algo que vem sendo muito questionado pelos cidadãos, como uma forma de promover a geração de emprego e renda”, citou.

Questionado acerca do adiamento da votação do projeto de lei, o secretário ressaltou que a administração possui total respeito ao legislativo, inclusive à sua autonomia. “Entendemos que são trâmites inerentes ao processo legislativo e que tudo que tem sido conduzido conforme o regimento interno. Então se está previsto no regimento, temos que aguardar o prazo normal, que é o trâmite natural do processo legislativo”, destacou.

Conforme o secretário Fabrício Araújo, a proposta do Executivo prevê que um servidor efetivo possa ocupar cargos de função gratificada, o que permitirá uma economia em horas extras. “Então, com a nossa proposta de 81 funções gratificadas e 146 cargos comissionados, teremos um saldo de cerca de R$ 30 mil de economia”, afirmou.

Líder de governo
Na reunião extraordinária dessa terça-feira (16), o presidente da Casa Legislativa, Diogo Siqueira, aproveitou para anunciar o novo líder de governo na Câmara, que será o vereador Alexandre Maria (PSDB). Após o anúncio, seus colegas o parabenizaram pelo novo desafio e desejaram boa sorte em seus trabalhos.

Veja mais:
Vereadores abrem discussão da reforma administrativa em Timóteo

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jonatas Carneiro

17 de abril, 2019 | 12:09

“O que é engraçado nessa situação e ninguém fala é que tanto o Presidente da Casa, quanto o Vereador Alvarenga foram candidatos na ultima eleição a prefeito e vice e ambos perderam. Renato será candidato, mas o Vereador Alvarenga quer ser vice dele, mas o Renato não quer. Diogo vai ser Candidato também, Jonair Cordeiro , foi procurador de Hilário e do Vereador Adriano, manipula tudo junto com Sintrocell. O Problema é que o governo apesar de todas as dificuldades, está funcionando. Timóteo precisa de paz, que a vitória seja nas urnas. Menos politicagem e mais trabalho para a Cidade. Papinho de preocupação de ambos com a Cidade é balela. Ambos só querem o poder. Daí cada um pode se perguntar o porque de tanta sede ao poder?”

Jaimar de Castro Coura

17 de abril, 2019 | 07:17

“Essa reforma administrativa para a criação de novos cargos só servirá para o prefeito dar emprego para seus bajuladores e apadrinhados políticos. Se a receita financeira da administração, segundo o prefeito, não é suficiente para dar aumento real de salário para os funcionários que ganham migalhas (Tem os Marajás que ganham muito) e sequer têm FGTS e seguro desemprego, como que terá dinheiro para pagar os ocupantes de novos cargos?”

Envie seu Comentário