
17 de abril, de 2019 | 07:09
Unimed orienta sobre medidas preventivas contra a gripe
As orientações foram passadas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Weslanda Marques Ulhôa
Voltada para a prevenção da Influenza, a Unimed Vale do Aço realizou palestras para trazer orientações aos seus profissionais do Núcleo de Especialidades e Diagnóstico (NED) Ipatinga, Sede administrativa, Hospital Metropolitano Unimed (HMU) e pacientes. As orientações foram passadas pela enfermeira do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar, Weslanda Marques Ulhôa.
"Em quase tudo o que fazemos, utilizamos as mãos. Seja para abrir portas, pegar objetos como caneta, copo, cumprimentar pessoas. Em razão disso, as mãos são grandes disseminadoras de várias doenças e é fundamental que tenhamos o hábito de higienizá-las com água e sabão, quando visivelmente sujas, ou aplicando álcool quando não há sujidade visível", explicou a enfermeira.
A enfermeira também falou sobre os telefones e a necessidade de limpá-los "Hoje estamos com os celulares a todo momento. Levamos os aparelhos para o ambiente de trabalho, supermercados, ônibus, festas e até mesmo ao banheiro. Poucas pessoas se lembram de limpá-los e ao deixarmos de fazê-lo, eles se tornam um grande propagador de doenças", esclareceu.
Vacinação
No último dia 10, unidades da rede pública de saúde de todo o país iniciaram a campanha de vacinação contra a gripe. Gestantes, crianças de até seis anos e idosos acima de 60 anos estão entre os grupos prioritários para a imunização.
Na Unimed Vale do Aço, o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho (SESMT) iniciou a campanha de vacinação, dando prioridade aos profissionais da área da assistência do HMU, por se tratar de local onde há atendimento de pacientes com quadros graves de infecções respiratórias. Em seguida, será ofertada aos funcionários dos demais núcleos da cooperativa. "A vacina não imuniza para todos os tipos de gripe, mas protege contra os mais comuns e os vírus da gripe circulantes no último ano", explicou Weslanda Marques.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]