15 de abril, de 2019 | 15:30

O simbolismo da Páscoa

Paulo Eduardo de Barros Fonseca *

"A data pode significar a libertação da ignorância pelo conhecimento, a renovação moral e dos nossos propósitos em prol do engrandecimento do espírito imortal"

Para o povo judeu a Páscoa comemora a libertação e a fuga de seu povo escravizado no Egito. Os cristãos, dando-lhe um novo significado, mesmo porque a celebração precede a existência do Cristo, celebram a ressureição de Cristo, ou seja, sua passagem da morte para a vida. Na doutrina espírita, onde não existem programações comemorativas específicas, a data enseja a reflexão acerca da vitória da vida sobre a morte.

Buscando contextualizar o significado de passagem, sem qualquer rito ou culto exterior, bem como respeitando as culturas e os costumes de todos os povos, o simbolismo da data pode significar a libertação da ignorância pelo conhecimento, a renovação moral e dos nossos propósitos em prol do engrandecimento do espírito imortal que transforma o homem velho que sempre fomos e viabiliza o crescimento em nosso interior de homem novo, renovado em seus princípios éticos e morais.

Assim, o simbolismo da Páscoa pode – e deve - servir como um ponto de partida para que as pessoas sigam pelo caminho do perdão, da humildade e da caridade, que ajudam na melhoria moral do homem e, como consequência, na transformação do planeta para um mundo de paz.

Como é tempo de meditar, de orar, de agradecer e de buscar a reforma íntima - que enseja a mudança nas atitudes e transforma cada pessoa e, como consequência, transforma o mundo -, comemore outra Páscoa, a sua Páscoa, rumo a uma vida plena de amor, pois que a vida em essência só pode ser definida pelo amor.
Que a Páscoa – e todo seu simbolismo - represente uma nova oportunidade para o aprimoramento moral, que é o grande objetivo de todo ser humano!

* Vice-presidente do Conselho Curador da Fundação Arnaldo Vieira de Carvalho, mantenedora da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário