EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

15 de abril, de 2019 | 12:47

Paulo Brant em Brumadinho

Encontro com vice-governador reuniu lideranças e moradores para avaliar a economia local

O governador em exercício de Minas Gerais, Paulo Brant, reuniu-se no início da semana passada, em Brumadinho, com representantes de associações de moradores, lideranças regionais e secretários de Estado para tratar das ações desenvolvidas pela gestão estadual para reduzir o impacto causado pelo rompimento da barragem da Mina Córrego do Feijão, da Vale.

Reunido com moradores e familiares das comunidades mais atingidas, Brant destacou que “desde o primeiro momento o governo se envolveu no apoio a Brumadinho. O governo tem feito várias ações, e é fundamental cuidarmos da reconstrução da economia da cidade.

ímageme37463] Criamos um Comitê Pró-Brumadinho, que envolve as secretarias de Estado, e tratamos de propostas para reforçar a economia local”, afirmou, citando como um bom exemplo disso a importância do Museu Inhotim para a economia local. Para Paulo Brant, ouvir a comunidade é passo primordial para garantir que o governo atue em prol dos atingidos.

“Recebemos sugestões interessantes no sentido de interagir mais com as comunidades, com a prefeitura, para no menor espaço de tempo reconstruir a cidade e a sua rotina. Esse é um compromisso nosso, de governo, e faremos o que pudermos”, completou.

Ações
A secretária de Desenvolvimento Social, Elizabeth Jucá, relatou alguns pontos de atuação da pasta para o atendimento aos moradores. Além do cadastramento de famílias, ela citou a liberação do pagamento adiantado do Piso Mineiro de Assistência Social ao município.

Para valorizar a economia local e gerar oportunidades aos atingidos, a secretaria faz orientação profissional sobre o mercado de trabalho, e o Sistema Nacional de Emprego (Sine) já intermediou mais de 300 vagas.

Gil Leonardi/Imprensa MG
Representantes de várias entidades participaram do encontroRepresentantes de várias entidades participaram do encontro
O coordenador da Defesa Civil estadual, Cel. Borges, destacou o trabalho das forças de segurança em Brumadinho e região. “Sabemos e sentimos a dor de cada um aqui. Permanecemos trabalhando.

Passada a fase de salvamento, resgate, da identificação de pessoas, que tem sido um esforço enorme do IML, está sendo feito um trabalho para ações de indenização movidas pela Advocacia-Geral do Estado de visando o pagamento célere de indenizações extrajudiciais, individuais ou por núcleo familiar, por danos materiais e morais aos atingidos pelo rompimento”, afirmou.

No dia 25 de março, quando o rompimento da barragem completou 60 dias, as forças de segurança do Estado e secretários da Saúde, Desenvolvimento Social, Ouvidoria-Geral e Advocacia-Geral de Minas Gerais apresentaram um balanço das ações executadas no local da tragédia.

O Governo de Minas também trabalha pela reparação integral dos danos socioeconômicos e ambientais ocorridos na região, assim como o ressarcimento dos custos do Estado com as operações no local.

Entre outras lideranças, também participaram do encontro a presidente do Servas, Alexia Paiva; a secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Valentini; o secretário de Estado de Saúde, Carlos Eduardo Amaral Pereira.

E também a a coordenadora do Escritório de Ações Prioritárias, Luísa Barreto; o prefeito de Brumadinho, Avimar Barcelos; o presidente da Câmara de Brumadinho, Toninho da Rifel; o presidente da Associação do Córrego do Feijão, Luciano Lopes; o presidente da Associação do Parque da Cachoeira, Adilson Ramos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário