Gastronomia descomplicada

Receitas fáceis para fazer em casa para a família e os amigos

GB Imagem


Esfiha de atum
Esfiha de Atum

INGREDIENTES:
- Massa: 1 tablete de fermento fresco; 1 xícara (chá) de água morna; 1/2 colher (chá) e sal; 1 colher (sopa) de açúcar; 1 colher (sopa) de óleo; aproximadamente 2 e 1/2 xícaras (chá) de farinha de trigo; fubá mimoso para enfarinhar; gema para pincelar a massa.

- Recheio: 2 tomates médios sem sementes e cortados em cubos; sal a gosto; 1 lata de atum sólido em água; 5 colheres (sopa) de cebola picada; 1 colher (sopa) de salsinha picada. Numa tigela. junte todos os ingredientes do recheio, misture bem. Reserve.

MODO DE PREPARO:
Numa tigela, coloque o fermento e a água morna e misture bem para diluir completamente o fermento. Junte o sal, o açúcar e o óleo. Junte a farinha de trigo aos poucos, e misture com as mãos até obter massa homogênea.

Faça uma bola com a massa, cubra com pano úmido e deixa descansar em local aquecido durante 15 minutos ou até a massa dobrar de volume. Amasse de novo a massa e divida em porções iguais.

Faça bolinhas de cada porção. Polvilhe fubá numa superfície de trabalho e usando rolo abra as bolinhas de massa, recheie e feche novamente dando formato triangular, apertando bem para fechar.

Coloque as esfihas numa assadeira untada. Pincele cada uma com a gema e leve para assar em forno pré-aquecido (180°) até ficar dourado. Cerca de 30 minutos de forno. Variação: se preferir pode usar atum sólido em óleo.

Importante: Use água morna, e não quente. A água morna facilitará o crescimento da massa, e que a água quente prejudicará o desempenho do fermento.

////

GB Imagem


Caipirinha
Caipirinha Especial

INGREDIENTES:
300 ml de cachaça branca; 50 gramas de capim santo; rodelas de limão siciliano; rodelas de limão Taiti; rodelas de limão cravo (opcional); açúcar; gelo; folha de capim santo para decorar.

MODO DE PREPARO:
Bata a cachaça e o capim santo no liquidificador. Coe e reserve. Em uma coqueteleira, amasse as rodelas de limão com o açúcar. Adicione a cachaça coada e sacuda bem a coqueteleira tampada. Coe a caipirinha.

Coloque no copo de servir, acrescente o gelo, rodelas de limão e decore com o capim santo. Sirva a seguir. Dica: Deliciosa bem gelada. Mantenha os limões inteiros na geladeira antes de iniciar o preparo.

////

Bolo Salgado de Milho Verde

INGREDIENTES:
2 xícaras (chá) de grãos de milho verde; 1/2 xícara (chá) de leite; 2 ovos; 2 colheres (sopa) de margarina derretida; 1 lata de filé de atum; 1 xícara (chá) de farinha de trigo; 1 colher (chá) de sal; 1 colher (sopa) de fermento em pó; 1/2 xícara (chá) de queijo Minas cortado em cubos; 4 colheres (sopa) de queijo tipo parmesão ralado.

MODO DE PREPARO:
Bata no liquidificador o milho com o leite. Sempre batendo, junte os ovos, a margarina derretida e o óleo do filé de atum. Acrescente a farinha, o sal e o fermento. Bata até obter uma massa homogênea.

Coloque a massa numa tigela e acrescente o queijo em cubos. Despeje metade da massa numa assadeira retangular pequena (com cerca de 22x18cm) untada. Corte os filés de atum pela metade no sentido do comprimento. Distribua na superfície e cubra com o restante da massa. Salpique o queijo parmesão.

Leve ao forno médio (180ºC), pré-aquecido, por cerca de 40 minutos ou até que enfiando um palito na massa este saia limpo. Variação: Substitua o milho verde por 1 lata de milho em conserva escorrido.

////

Patê de Sardinha

INGREDIENTES:
1 lata de sardinha; 4 colheres (sopa) de maionese; salsinha picada; sal, cominho e pimenta-do-reino a gosto; azeitonas verdes picadinhas.

MODO DE PREPARO:
Limpe as sardinhas e descarte o óleo da latinha. Amasse com um garfo e junte os demais ingredientes. Conserve em geladeira até o momento de servir. Sirva como acompanhamento de torradas e pães diversos.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO