15 de abril, de 2019 | 12:24

Beleza e Saúde

A nutrigenética a serviço da beleza e bem-estar

GB Imagem
A nutrigenética quer provar que cada um tem necessidades específicas de nutrientes, a partir de um teste de DNAA nutrigenética quer provar que cada um tem necessidades específicas de nutrientes, a partir de um teste de DNA
A nutrigenética tem sido apontada como um importante instrumento para aumentar a longevidade. Mas afinal, o que significa isso? A nutrigenética promete explicar a reação que o organismo humano tem com relação aos alimentos que ingere.

E cada pessoa reage de modo diferente à ingestão de um mesmo alimento. Entender isso é fundamental para evitar doenças como câncer, diabetes e cardiopatias. De quebra, pode-se ainda retardar os efeitos dos radicais livres e ficar com aparência jovem por mais tempo.

Considerada uma ciência relativamente nova na área da nutrição, o conceito da nutrigenética está baseando no estudo de como pequenas alterações na sequência de genes podem modular o metabolismo em alguma extensão, fazendo com que as pessoas respondam em graus diferentes à ingestão de nutrientes.

Essa ciência estuda como a influência da variabilidade genética interfere na resposta individual à alimentação, ou como o DNA responde à nossa alimentação, o que e quanto nós devemos comer para postergar ou reduzir o risco do desenvolver doenças crônicas não transmissíveis, principalmente síndrome metabólica, doenças cardiovasculares e alguns tipos de câncer.

Isso é feito a partir de um teste do DNA com tecnologia de alta geração e alto custo, que por isso ainda não é tão acessível.

GB Imagem
Saber fazer as escolhas corretas na hora da alimentação faz diferença na saúde e na beleza do corpoSaber fazer as escolhas corretas na hora da alimentação faz diferença na saúde e na beleza do corpo
Pode-se identificar, por exemplo, os genes associados à obesidade, risco do desenvolvimento de Diabetes, hipertensão arterial, metabolismo de Vitamina D, intolerância à lactose, regulação do metabolismo e através destes resultados prevenirem os riscos a partir de alimentação correta.

O mapeamento genético determina as necessidades nutricionais. Os nutrientes nos alimentos podem interagir com o genoma e alterar o organismo para que ele reaja individualmente contra algumas doenças crônicas e ainda estimula o bom estado da saúde.

Mil e um cardápios emagrecedores são testados e todo dia aparece um componente nutricional novo que promete acelerar o organismo e fazer perder peso com mais facilidade.

É certo que muitos conseguem resultados satisfatórios sem grandes prejuízos à saúde, mas outros desenvolvem doenças de ordem psíquicas, como bulimia ou anorexia, em nome da boa forma, ou correm outros sérios riscos provenientes de desnutrição devido à alimentação desiquilibrada ou exageradamente restritiva.

A possibilidade de, através de um teste de seu próprio DNA, conhecer quais são as reais necessidades alimentares do organismo, certamente fará grande diferença. Este é um avanço na ciência que veio para ficar. É bom ficar de olho nesta nova tendência.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário