Expo Usipa 2024 02 - 728x90

15 de abril, de 2019 | 08:23

Coletivo Aberto em Beagá

Grupo ipatinguense vai ao Festival Nacional de Arte para as Infâncias

O Coletivo Aberto de Teatro, de Ipatinga, estará em cartaz no Grande Teatro do SESC Palladium, em Belo Horizonte, nesta terça-feira (16), com a montagem ‘Procurando Firme!’

Adaptado da obra homônima de Ruth Rocha, o espetáculo integra a programação do primeiro Festival Nacional de Arte para as Infâncias de Belo Horizonte, junto com outros 12 trabalhos nas áreas de teatro, dança e performance de várias partes do país.

Gustavo Jácome/Divulgação/ACS CAT
Uma princesa muito espevitada deixa um reino do avessoUma princesa muito espevitada deixa um reino do avesso
O evento é promovido pela Insensata Cia. de Teatro, que completa 10 anos em 2019. O Fenapi BH vai acontecer até o dia 21 de abril, Mais informações sobre o evento estão disponíveis no Facebook /fenapibr e Instagram @fenapi.bh.

“O principal objetivo do festival é afirmar a arte para as infâncias enquanto terreno de fruição, experiência estética e pesquisa, questionando hierarquias e o mercado de consumo”, explica uma das idealizadoras do festival, a pesquisadora de arte para as infâncias, Brenda Campos. P

ara ela, o conceito de ‘Infâncias’, no plural, valoriza a imaginação como algo não pertencente só à criança, mas à cada indivíduo, em qualquer fase da vida.

“Divertir-se com um espetáculo é coisa para todas as idades, antes da lição de moral e do desenvolvimento pedagógico, porque acreditamos que a criança comunga de um mesmo universo que o adulto, de forma horizontal. Muitas produções ainda subestimam a capacidade de percepção do público formado pelos pequenos”, avalia Brenda.

A curadoria do festival considerou, como critério de seleção, espetáculos com foco na experimentação artística e que compreendam temas e estéticas para públicos de todas as idades.

No palco, a adaptação questiona os velhos valores do mundoNo palco, a adaptação questiona os velhos valores do mundo
Além dos espetáculos e performances, o festival prevê ainda uma programação gratuita como palestra do jornalista e dramaturgo Dib Carneiro Neto, oficinas, bate-papos, seminário e o painel crítico, reunindo textos de jornalistas convidados sobre a programação.

‘Procurando Firme!’ é uma história com cenas tradicionais: castelo, rei, rainha, príncipe, princesa, muralha, fosso, ponte levadiça e um terrível dragão que não deixava ninguém sair.

Mas havia uma princesinha que não era de aceitar passivamente as convenções... Com muita música e dinamismo, a adaptação questiona os velhos valores do mundo das princesas e os nossos.

O elenco é formado por Barbara Pavione, Camile Gracian, Léo Coessens e Lorrayne Sancar. A direção e adaptação são de Léo Coessens e a direção musical é de Junio Endrik. A iluminação é de André Rissi, cenografia e adereços de Camile Gracian, figurinos do Coletivo Aberto e produção de Barbara Pavione.

SERVIÇO:
Espetáculo ‘Procurando Firme!’
Coletivo Aberto de Teatro
Terça-feira (16) - 14h30
Grande Teatro do SESC Palladium
Ingressos: ingressorapido.com
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário