Hoje tem Festival da Banana, no bairro Pedra Branca

Evento tradicional na zona rural de Ipatinga terá comidas típicas, shows musicais e encontro de cavaleiros

Arquivo DA


Esse ano há recursos para a realização da festa apenas em um dia, nesse sábado

A Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, em Ipatinga, promove hoje, a partir das 19h a 28ª edição do Festival da Banana. A tradicional festa tem como atração principal as diversas iguarias feitas com a fruta produzida no próprio bairro. O festival integra o calendário de festividades do aniversário de emancipação política de Ipatinga.

A festa é realizada, tradicionalmente, durante dois dias no campo de futebol do Pedra Branca. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, acarretadas pela falta dos repasses constitucionais do estado de Minas Gerais, a administração municipal garantiu para a entidade o custeio da estrutura de apenas um dia de festa nesse ano.

A presidente da associação, Maria de Lourdes de Freitas, informa que para a realização do evento em 2019, foi necessária a ajuda de parceiros. Com isso, foram assegurados os shows regionais, barraquinhas de comidas, encontro de cavaleiros e outras atrações. "O gasto com a estrutura é o que mais pesa para nós, da associação. Mas estamos trabalhando para que esta tradição continue”, ressalta.

A líder comunitária afirma que o festival é um importante momento de arrecadação de diversas famílias do Pedra Branca. "Muitas famílias têm o festival como uma fonte extra de renda. É deste evento que muitos tiram o seu ‘13º salário’. São, em média, cinco mil pessoas que circulam por dia no festival, então é uma movimentação muito grande", avalia a Maria de Lourdes.

Transporte

O governo municipal informou que, em função do festival, haverá horários extras no transporte coletivo de passagerios a partir das 19h deste sábado. Para a ida ao evento, todos os horários que atendem ao distrito de Barra Alegre farão o itinerário até o bairro Pedra Branca que fica a aproximadamente 1,5 quilômetro depois do distrito. Para o retorno do evento serão disponibilizados ônibus de forma gradativa, de acordo com a demanda de passageiros, até o encerramento do festival, o que deverá ocorrer na madrugada de domingo.

História

Há quase três décadas, a comunidade católica do Pedra Branca lançou a ideia da realização de um festival com a fruta amplamente cultivada no bairro, a banana. A sugestão foi abraçada pelos moradores que ainda hoje organizam a festividade. Maria de Lourdes afirma que a fruta continua a ser cultivada por parte da vizinhança.

"Hoje diminuiu um pouco, mas diversos moradores ainda produzem bananas e sobrevivem da comercialização da fruta e de produtos derivados. O Pedra Branca ficou famoso por conta da produção da banana, em Ipatinga. Então, o festival tem aspecto financeiro, social e cultural", ressalta a presidente.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Sabonete 15 de Abril, 2019 | 18:36
PENSO EU, QUE ESSA FESTA DA BANANA....PERDEU O FOCO....QUE É EXATAMENTE A FRUTA "BANANA".....PREOCUPASSE MAIS COM OS SHOWS....TANTO QUE DÁ PARA VER ISSO NO PRÓPRIO CARTAZ DA FESTA....NÃO FALA NADA DE COMIDA, BEBIDA E OUTRAS COISAS FEITAS COM O DITO FRUTO.....MUITO MENOS UM CONCURSO PARA A CRIATIVIDADE GASTRONÔMICA VOLTADO PARA A BANANA.....
Lais 15 de Abril, 2019 | 08:55
Luci, eu nem perco tempo de ir nesta festa, você sai de casa achando que iria encontrar varias opções com a fruta e quebra a cara, povo acha que só existe banana frita e bolo. Ultima vez que fui a 4 anos atras e nunca mais voltei.
Luci 14 de Abril, 2019 | 14:21
Que decepção!!
Fui a essa festa e que frustante ela foi...estacionamento caro e desorganizado, comida ruim e sem opção. Fui achando que teria diversas iguarias e comidas típicas, mas só havia banana frita e nada mais feito de banana.
Acredito que a única coisa legal, eram as atrações...havia uma dupla no palco e graças a Deus com bom repertório e vozes agradáveis.
Nunca havia ido a esse evento e já havia 3 anos que eu esperava uma oportunidade para ir...deveria ter ficado em casa.
Srs organizadores, façam uma festa melhor, com mais opções e comidas gostosas, por favor!!
Por ser uma festa tradicional, deixou muito a desejar.
Jose Drumond Souza 13 de Abril, 2019 | 10:04
Como chegar lá???

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO