Arquivo DA
Esse ano há recursos para a realização da festa apenas em um dia, nesse sábado
A Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, em Ipatinga, promove hoje, a partir das 19h a 28ª edição do Festival da Banana. A tradicional festa tem como atração principal as diversas iguarias feitas com a fruta produzida no próprio bairro. O festival integra o calendário de festividades do aniversário de emancipação política de Ipatinga.
A festa é realizada, tradicionalmente, durante dois dias no campo de futebol do Pedra Branca. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, acarretadas pela falta dos repasses constitucionais do estado de Minas Gerais, a administração municipal garantiu para a entidade o custeio da estrutura de apenas um dia de festa nesse ano.
A presidente da associação, Maria de Lourdes de Freitas, informa que para a realização do evento em 2019, foi necessária a ajuda de parceiros. Com isso, foram assegurados os shows regionais, barraquinhas de comidas, encontro de cavaleiros e outras atrações. "O gasto com a estrutura é o que mais pesa para nós, da associação. Mas estamos trabalhando para que esta tradição continue”, ressalta.
A líder comunitária afirma que o festival é um importante momento de arrecadação de diversas famílias do Pedra Branca. "Muitas famílias têm o festival como uma fonte extra de renda. É deste evento que muitos tiram o seu ‘13º salário’. São, em média, cinco mil pessoas que circulam por dia no festival, então é uma movimentação muito grande", avalia a Maria de Lourdes.
Transporte O governo municipal informou que, em função do festival, haverá horários extras no transporte coletivo de passagerios a partir das 19h deste sábado. Para a ida ao evento, todos os horários que atendem ao distrito de Barra Alegre farão o itinerário até o bairro Pedra Branca que fica a aproximadamente 1,5 quilômetro depois do distrito. Para o retorno do evento serão disponibilizados ônibus de forma gradativa, de acordo com a demanda de passageiros, até o encerramento do festival, o que deverá ocorrer na madrugada de domingo.
HistóriaHá quase três décadas, a comunidade católica do Pedra Branca lançou a ideia da realização de um festival com a fruta amplamente cultivada no bairro, a banana. A sugestão foi abraçada pelos moradores que ainda hoje organizam a festividade. Maria de Lourdes afirma que a fruta continua a ser cultivada por parte da vizinhança.
"Hoje diminuiu um pouco, mas diversos moradores ainda produzem bananas e sobrevivem da comercialização da fruta e de produtos derivados. O Pedra Branca ficou famoso por conta da produção da banana, em Ipatinga. Então, o festival tem aspecto financeiro, social e cultural", ressalta a presidente.