Obra da UPA de Coronel Fabriciano entra na fase final

A UPA do Tipo II ocupa uma área de aproximadamente 1,4 mil m² de construção, com capacidade para atender 250 pacientes dia.

Divulgação PMCF


Conforme a administração municipal, 70% das obras já foram concluídas

A obra de construção da UPA 24h de Coronel Fabriciano chegou nesta semana a 70% do previsto, conforme divulgado pela administração municipal. O novo equipamento da Saúde entrou na fase do acabamento interno e externo, finalização dos telhados, construção do estacionamento e muro da unidade. A UPA do Tipo II ocupa uma área de aproximadamente 1,4 mil m² de construção, com capacidade para atender 250 pacientes dia.

O Secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, explica que a UPA 24 Horas vai possibilitar melhor reorganização do sistema de saúde na cidade com mais eficiência e agilidade nos casos de maior complexidade. "A UPA vai desafogar e muito o hospital Dr. José Maria Morais e as unidades básicas de saúde, atendendo casos de urgência e emergência ambulatoriais, inclusive pediatria, que hoje são atendidos no Corujão da Saúde, no Santa Cruz, e principalmente, no pronto-socorro do HJMM".

O prédio é situado na avenida Maanaim, no bairro Silvio Pereira II e tem custo estimado em R$ 3,7 milhões, com recursos do Governo Federal e contrapartida da prefeitura. Também já estão garantidos R$ 800 mil para os equipamentos.

REDE MUNICIPAL COMPLETA

"Com o funcionamento da UPA, os pacientes do SUS de Fabriciano passarão a contar uma unidade e quadro de profissionais, incluindo médicos, para atender exclusivamente os casos que exijam a atenção intermediária, por exemplo, quedas com torsão e dor forte ou suspeita de fratura, cólicas renais, dores fortes no peito, febre alta entre outros", informa o prefeito Marcos Vinicius.

A UPA contará com 11 leitos de observação para o público adulto e pediatria, pronto-socorro odontológico e serviços de raio X e eletrocardiograma. Haverá ainda sala de politrauma (ortopedia) para casos que exigem estabilização dos pacientes, isolamento e de medicação.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO