
10 de abril, de 2019 | 14:25
Tubos com exame de sangue são abandonados na BR-381
Como os tubos tinham a identificação, os policiais entraram em contato com algumas das pessoas; exames foram feitos em diversos laboratórios
O Serviço de Vigilância Sanitária apura um episódio atípico, registrado em um trecho da BR-381, em Belo Horizonte. Cerca de 500 tubos com amostras de sangue colhidas em laboratórios foram encontrados abandonados no acostamento da rodovia, dentro de sacolas.
O material teria sido entregue a uma empresa de descarte de lixo hospitalar, que poderá ser responsabilizada pelo abandono do material, com risco biológico, em local impróprio.
A Polícia Rodoviária Federal (PRF) informou que alguns dos tubos estavam em sacos plásticos e outros espalhados no asfalto. Alguns chegaram a estourar no chão.
Como os tubos tinham a identificação, os policiais entraram em contato com algumas das pessoas, e informaram que os exames foram feitos recentemente em laboratórios da capital mineira.
Os tubos não eram de um único laboratório e a conclusão da PRF é que o descarte irregular seria de responsabilidade de uma empresa de descarte de lixo hospitalar.
Procurada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) informou por meio de nota que a entidade de Vigilância Sanitária do município é responsável pelos levantamentos neste tipo de caso.
Entretanto, a nota lembrava que, independentemente do fato de uma empresa terceirizada fazer o descarte para os laboratórios, "o gerador de resíduos é responsável por ele, da geração à disposição final".
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]