09 de abril, de 2019 | 09:32

Os 14 anos da Central de Ideias

Biblioteca no Centro Cultural Usiminas tem grande programação de aniversário

A Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas completa 14 anos no dia 28 de abril e, para comemorar, organizou uma programação cheia de novidades durante o mês.

A partir desta terça-feira (9), a Biblioteca vai oferecer atividades gratuitas aos sócios e à comunidade, como feira para troca de livros, contação de histórias, roda de conversa e oficinas.

Divulgação/ACS CCU
E ainda premiação dos cinco leitores-destaque de 2018, Arte em Família e o Concurso de Poesia Central de Ideias. A programação será realizada pelo Instituto Usiminas, via Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Para o leitor que quer renovar seu acervo de leitura, será realizada uma feira para troca de livros até o dia 27 de abril, das 10 às 21h, no jardim externo do Centro Cultural Usiminas.

Para participar, basta o leitor levar um livro que esteja em bom estado de conservação, dos gêneros literatura estrangeira, nacional, infantil, infantojuvenil ou gibis, e trocá-lo por outro disponível na feira.

Nos dias 16 e 17 de abril, a Biblioteca Central de Ideias receberá a atriz Daniela Alves, em parceria com o músico Douglas Neto, para uma contação de histórias musicalizada com brincadeiras e sons, elementos de teatro de bonecos e de máscaras, para criar momentos de muita ludicidade e interação entre os participantes.

Para o público da terceira idade, a contadora de histórias Daniela Alves e a oficineira Mari Antonaci vão apresentar ‘Memórias que contam histórias’, no dia 23, às 14h. A proposta se divide em dois momentos: uma narração de histórias e uma mini oficina para compartilhamento de experiências.

Divulgação/ACS CCU
A programação continua com:
- roda de conversa com o tema “A Psicologia e as cores do arco-íris: por uma lógica de cuidado a comunidade LGBT”, em parceria com a Faculdade Pitágoras;

- oficinas diversificadas e Arte em Família, em parceria com a Associação Casa da Arvore, de Pouso Alegre (MG);
- oficina sobre como usar Smartphones e Redes Sociais, com o jornalista Fernando Mendanha e equipe da Ação Educativa do Instituto Usiminas;

- premiação dos cinco leitores-destaque associados da Biblioteca Central de Ideias em 2018;
- Concurso de Poesia Central de Ideias, que vai abordar o tema “Existe um futuro para os livros de papel?”

A participação nas atividades é gratuita, mediante agendamento na Ação Educativa. Confira a programação completa no site www.institutousiminas.com.

“Ficamos muito felizes em comemorar mais um aniversário da Central de Ideias, pois acreditamos no poder transformador da leitura. É gratificante ter um espaço onde conseguimos promover, além do empréstimo de livros, uma programação de qualidade e gratuita, com atividades para a comunidade e escolas”, destaca Penélope Portugal, diretora do Instituto Usiminas.

Divulgação/ACS CCU
Concurso de Poesias
Pela segunda vez será realizado o Concurso de Poesia Central de Ideias, este ano com o tema “Existe um futuro para os livros de papel?” A grande novidade é que esta edição será ampliada para escolas e faculdades do Vale do Aço.

O objetivo é levar os participantes a refletir sobre a importância do tema e fomentar os estudantes de todas as idades a desenvolver a escrita, usar a criatividade, expor talentos e ainda concorrer a prêmios. O Concurso será dividido nas categorias Fundamental I, Fundamental II, Médio, Superior e geral (sócio da Biblioteca Central de Ideias).

A inscrição é gratuita, e o interessado pode enviar a ficha até o dia 22 de abril, pelo e-mail [email protected]. A comissão julgadora será composta pela equipe do Instituto Usiminas e convidados. A seleção será de 23 a 25 de abril e os participantes selecionados serão notificados no dia 26. O regulamento está no site do Instituto Usiminas.

As poesias selecionadas serão publicadas nas redes sociais do Instituto Usiminas e os autores serão premiados com vale livros. A premiação será realizada no dia 27 de abril, às 15h, na Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas. Será eleita uma poesia vencedora em cada categoria. Mais informações: (31) 3822.3031.

Divulgação/ACS CCU
PROGRAMAÇÃO:
Aniversário da Biblioteca Central de Ideias
Concurso de poesia
Tema - “Existe um Futuro para os Livros de Papel?”
Regulamento: www.institutousiminas.com
Inscrições: até 22/04

De 9 e 27/4 – de terça-feira a sábado
Feira de troca de livros
Horário: 10h às 21h
Jardim externo do Centro Cultural Usiminas

16 e 17/4
Contação de História
Dia 16 - 9h, 14h e 19h
Dia 17 – 9h e 14h
Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

23/4 – 14h
Contação de histórias e mini oficina “Memórias que contam histórias”
Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

24/4 – 19h
Roda de conversa “A Psicologia e as cores do arco-íris: por uma lógica de cuidado a comunidade LGBT”, com professor Onair Zorzal
Foyer do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

24/4 – 14h
Oficina “Bibliotecas e comunidades de inovação”
Casa da Árvore
Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

25/4 – 14h
Oficina “Mediando leitura nas redes sociais”
Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

26/4 – 14h
Oficina “Projetos de leitura com Youtube e Instagram”
Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa

25/4 – 18h
Oficina “Smartphones e Redes Sociais”
Biblioteca Central de Ideias do Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa.
Cada participante deverá trazer o seu smartphone.

27/4 – 15h
Arte em Família “Lab Histórias Mapeadas”
Centro Cultural Usiminas
Entrada franca mediante agendamento na Ação Educativa
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário