05 de abril, de 2019 | 13:00
Procon determina retirada de propaganda considerada enganosa em Postos Ipiranga
Das 15 unidades fiscalizadas pela Operação Ilusão de Ótica, 10 foram notificadas por publicidade enganosa
Uma propaganda teve que ser retirada da rede de Postos Ipiranga, no Rio de Janeiro, após o Procon considerar que as ofertas anunciadas induziam o consumidor ao erro, por serem válidas apenas pelo aplicativo do posto. Das 15 unidades fiscalizadas pela Operação Ilusão de Ótica, 10 foram notificadas por publicidade enganosa.
A vistoria teve origem após a denúncia de um consumidor: ao abastecer em posto da rede, um aposentado percebeu que o preço da gasolina era diferente do anunciado em um cartaz que o convidou a escolher aquele estabelecimento. O funcionário explicou que a oferta era apenas para clientes que efetuassem a compra de combustível por meio do "Abastece Aí', aplicativo que faz parte do programa de fidelidade "Km de vantagens Ipiranga".
O Procon investigou e apurou que outros postos ainda traziam outras informações relativas à validade das ofertas em letras miúdas, como horários predeterminados e dias da semana. A prática também induz o consumidor ao erro, configurando propaganda enganosa, na avaliação dos técnicos do Procon.
Resposta
Em nota, a Ipiranga informou que disponibiliza materiais de publicidade que dão igual destaque aos diferentes valores dos combustíveis, por meio ou não do aplicativo, e está orientando seus revendedores a utilizá-los. A empresa esclareceu também que buscou o Procon-RJ com objetivo de alinhar essa publicidade para garantir uma comunicação de acordo com a legislação do Código de Defesa do Consumidor.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Gildázio Garcia Vitor
06 de abril, 2019 | 15:53Tal qual o Posto Ipiranga do Bolsonaro, que é "tigrão contra os pobres assalariados, incluindo os professores, e tchutchuca para os banqueiros".”