Fies 2019: após falhas candidatos têm até 12 de abril para concluir inscrição

Estudantes estão sem previsão de quando poderão começar suas graduações

Divulgação


O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou que foi identificado um problema sistêmico

O Ministério da Educação (MEC) prorrogou até 12 de abril o prazo para os estudantes selecionados concluírem sua inscrição no sistema, devido ao fato dos candidatos terem relatado problemas no Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).

Mês passado, esse prazo já havia sido prorrogado até 11 de março. Inicialmente, o edital previa o período entre 26 de fevereiro a 7 de março, para a fase de complementação da inscrição, que é quando os estudantes apresentam documentos mostrando que preenchem os requisitos para participar do programa, porém muitos candidatos relataram problemas com a DRI (Documento de Regularidade de Inscrição), que impacta diretamente nas matrículas da chamada regular e, consequentemente, gera atraso na lista de espera do programa.

Em busca de realizar o sonho da primeira graduação, José Jonatas, de 18 anos, relata que desde quando pegou a sua DRI para realizar o aditamento, foi ao banco quase todos os dias e nunca obteve êxito. "Meus dados nunca são encontrados", contou decepcionado. Patrícia Fernandes, de 27 anos e também estudante de Odontologia, está passando pela mesma situação. "Faço parte de um grupo de whatsapp com mais de 180 pessoas, cada um passando por uma situação diferente, estamos em um jogo de ping pong. Minhas chances também estão cada vez menores porque a lista de espera só vai até o dia 10. Alguma coisa está acontecendo e o MEC precisa solucionar o mais rápido possível", desabafou.

O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) confirmou que foi identificado um problema sistêmico e em nota divulgada nesta segunda-feira (01) informou que casos de erros ou problemas no sistema podem levar o MEC ou os bancos operadores do programa a prorrogarem o prazo de conclusão da inscrição até 30 de junho.

(Agência Educa Mais Brasil)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: falecomoeditor@diariodoaco.com.br

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

ENVIE O SEU COMENTÁRIO