04 de abril, de 2019 | 06:46

Má conservação do Pico da Ana Moura causa indignação de moradores

O pico é o ponto mais alto de Timóteo, com 980 metros de altitude e uma vista privilegiada para a cidade

Wôlmer Ezequiel
Atualmente, parte do pico está tomada por antenas de transmissão, algumas instaladas de forma irregularAtualmente, parte do pico está tomada por antenas de transmissão, algumas instaladas de forma irregular

Moradores do Vale do Aço reclamam do mau estado de conservação da estrada do Pico do Ana Moura, em Timóteo. Os visitantes também alertam para o risco de violência em um dos principais pontos turísticos do município. O pico é o ponto mais alto de Timóteo, com 980 metros de altitude e uma vista privilegiada para a cidade.

O ipatinguense Eustáquio de Souza, atualmente policial militar no estado de São Paulo, comenta que ficou decepcionado em sua última visita ao ponto turístico. “Estive em fevereiro e fiquei triste ao encontrar o lugar totalmente abandonado. Com estrada de acesso bem precária, rampa de voo livre depredada e sem nenhuma estrutura para visitantes. Este é um grande potencial para turismo que não está sendo explorado pela administração municipal”, destaca Eustáquio.

A administração municipal de Timóteo informou em resposta que a rua Pioneira, estrada de acesso ao cume, não recebe manutenção há três anos. A assessoria de comunicação informou que a via deverá ser restaurada por meio de um convênio, assinado recentemente com a Secretaria de Administração Prisional para o aproveitamento de mão de obra de detentos em regime semiaberto.

A respeito da revitalização do pico como ponto turístico da região, a administração também destacou que busca recursos para o local voltar a uma posição de destaque.

“O município busca recursos e parcerias junto ao Circuito Mata Atlântica de Minas, com o qual renovou o convênio recentemente, para promover melhorias no local. Também foi contemplado a partir de 2020 com recursos do ICMS Turístico que poderão ser utilizados. A administração também apoia e mantém diálogo aberto com a associação de moradores para desenvolver a revitalização do pico”, completa a nota enviada ao Diário do Aço.

Segurança

Já o comandante do policiamento do setor Ana Moura, tenente da Polícia Militar, Vitor Prado, o patrulhamento na região é feito de modo regular e intensificado quando há eventos no pico. “Estamos fazendo um patrulhamento efetivo com militares descaracterizados para observar as pessoas que estão circulando por ali. Em todo evento no ponto turístico, a Polícia Militar participa do planejamento e coloca o policiamento à disposição. O policiamento fixo não tem como ter, pois isso seria algo voltado para vigilância patrimonial, a PM faz intervenções. Mas estamos dando uma atenção especial ao bairro Ana Moura e ao pico”, ressalta o comandante.

Apesar do patrulhamento, a PM orienta que a visitação ao cume seja feita durante o dia e sempre em turmas.

Antenas

O cume do bairro Ana Moura é ocupado por dezenas de torres de telecomunicações, algumas das quais interligam o Vale do Aço às torres em Belo Horizonte e outros pontos. A administração municipal confirma que algumas das antenas estão instaladas de forma irregular, e anuncia que medidas corretivas serão tomadas. “O município desenvolve um levantamento sobre a situação das inúmeras antenas instaladas no pico para, em seguida, dar um encaminhamento legal à questão”.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Jane

05 de abril, 2019 | 15:25

“Infelizmente a parte da população de Timóteo parece ser piromaníaca, uma cidade que tinha tudo para ser bonita, é tornada horrível devido as constantes queimadas. no dia que a população evoluir, descobrirá que belas áreas arborizadas, parques e jardins, limpos e bem conservados são um atrativo. Vide as cidades do Sul do Brasil.
A região do Vale do Aço tem plantas nativas que dão flores e adaptadas ao clima local, Falta a população do Vale valorizarem a si mesmos, respeitando o lugar onde vivem. E um recado para Ipatinga: cidade que já vangloriou de ter esgoto tratado, tem vários pontos ondem despejam esgoto sem tratamento no ribeirão Ipanema. A prefeitura finge que não vê as ocupações ilegais há vários governos, porque os prefeitos tem medo de perder votos numa sociedade onde o errado é considerado certo. Ipatinga também está com uma população que suja muito as vias e pobre de arborização, principalmente nos horrorosos morros "carecas" da cidade. Ainda dá tempo da população se mobilizar para recuperar esta áreas.”

Ronaldo Ribeiro Gonzaga

04 de abril, 2019 | 12:00

“Bom dia.
Pico Ana Moura. Projeto de revitalização. Último domingo de cada mês é realizada a caminhada. Esse ano foram realizadas três caminhadas. Portanto, participe. Sua participação é muito importante.”

Lino

04 de abril, 2019 | 09:42

“Também fico sem saber porque,pois o pico do Ibituruna que reconhecido mundialmente ,com finais de campeonato mundial de vôos não tem uma infraestrutura e o Ana Moura também não tem.”

Sargento Garcia

04 de abril, 2019 | 08:46

“Nem armado de fuzil tenho coragem de ir nesse lugar. Nem de dia nem de noite. Com a devida vênia do senhor tenente que falou na matéria, mas não é recomendável esse lugar a turistas. A não ser que montem uma guarita na entrada do acesso ao cume. Cuidado, pessoal.”

Palhaço

04 de abril, 2019 | 08:40

“Se ultimamente existe perigo depois do Ipaba, e este Pico.”

Envie seu Comentário