Expo Usipa 2024 02 - 728x90

02 de abril, de 2019 | 09:27

Música instrumental em Açucena

Rubim do Bandolim e alunos do Mais Música vão tocar em praça da cidade

O Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento chegará a Açucena na sexta-feira (5), com uma programação de música instrumental. A partir das 20h, duas atrações vão subir ao palco montado na praça Edson de Miranda.

Divulgação/ACS CCMAM
Maestro Onofre Raul e alunos do projeto Mais MúsicaMaestro Onofre Raul e alunos do projeto Mais Música
Abrem as apresentações os alunos do Programa Mais Música, regidos pelo maestro Onofre Raul. Em seguida, Rubim do Bandolim e Grupo vão mostrar o melhor do choro, um estilo bem brasileiro.

Açucena é a primeira cidade a receber as apresentações desta fase do projeto, que, até julho, visitará as cidades de Periquito, Iapu, Guanhães, Peçanha, São Domingos do Prata e Santa Bárbara.

Em Açucena, o evento será aberto pelos alunos do Programa Mais Música, criado em 2018 com patrocínio da Cenibra e que conta com participação de cerca de 50 alunos que estudam flauta doce, flauta transversal, trompete, clarinete e saxofone.

À frente das atividades o maestro Onofre Raul, que começou a estudar música aos 13 anos em Jaguaraçu. Ele atua como maestro da Corporação Musical "Lira de São José", com a qual participa de encontros de bandas e atividades culturais e religiosas em Jaguaraçu.

Também é professor e maestro da Orquestra de Flauta Doce "Projeto Do-Re-Mi-Fá-Solfejar de Jaguaraçu" e do Programa Mais Música em Ferros.

Nilmar Lage/ACS CCMAM
O timoteense Rubim é um virtuose do bandolimO timoteense Rubim é um virtuose do bandolim
Em seguida, sobem ao palco Rubim do Bandolim e Grupo. Instrumentista, compositor e arranjador, o timoteense Rubim do Bandolim aprendeu os primeiros acordes com o pai.

Estudou teoria musical na Corporação Musical Santa Cecília (Ipatinga) e com o maestro Rosendo, em Timóteo. Desenvolveu uma técnica apurada na execução do bandolim e tem profundo conhecimento em teoria musical, harmonia, melodia e ritmos.

Apresentou-se com artistas como Márvio Ciribelli, Altamiro Carrilho, Silvério Pontes e Zé da Velha, Hamilton de Holanda e outros. Atualmente ministra aulas de instrumentos e teoria musical e atua como solista do Grupo Flor de Abacate, de Belo Horizonte. Em Açucena, será acompanhado por Fabiano Cruz, Marcelo Almeida e Carlos Vinícius Abreu.

O projeto Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento é patrocinado pela Cenibra (Lei Federal de Incentivo à Cultura), com apoio do Instituto Cenibra, Prefeitura de Açucena, Associação Pró-Cultura de Ipatinga (Aproc) e Grupo Boca de Cena. A produção é de Claudinei de Souza, com realização de Marilda Lyra e Ministério da Cidadania. Todas as atividades do projeto tem entrada franca.

SERVIÇO:
Ciclo Cênico Musical Arte em Movimento
Programa Mais Música
Rubim do Bandolim e Grupo
Praça Edson de Miranda – Açucena
Sexta-feira (5) – 20h
Entrada franca
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário