29 de março, de 2019 | 18:00

Estação Memória de Ipatinga comemora 89 anos de fundação

Centenas de alunos da rede municipal de ensino, servidores públicos e populares compareceram hoje à comemoração, ao som da banda Tenente Osvaldo Machado (TOM)

Com direito a bolo de aniversário e parabéns, a Estação Memória Zeza Souto, antiga estação ferroviária no centro de Ipatinga, foi homenageada nesta sexta-feira (29) pelos seus 89 anos de fundação.

Centenas de alunos da rede municipal de ensino, servidores públicos e populares compareceram ao local e, ao som da banda Tenente Osvaldo Machado (TOM), conferiram de perto as atividades culturais expostas.

No interior da Estação Memória, os visitantes foram guiados na exposição ''Locomotiva, Na era dos trilhos'', pelo gerente José Mauro, da Estação Pouso de Água Limpa – Maria Fumaça – da Prefeitura de Ipatinga.

Após passar pela exposição, o pequeno João Vitor, da Escola Municipal Artur Bernardes, destacou pontos marcantes das histórias dos trens que conheceu.

''É muito diferente ouvir sobre como as pessoas compravam as passagens ferroviárias antigamente, além de imaginar a vida delas naquela época. Hoje as coisas estão mais avançadas e desenvolvidas, temos vários outros meio de locomoção'', comparou.
Iris do Ideal é gerente da Estação Memória Iris do Ideal é gerente da Estação Memória

Apaixonado por ferrovias, o engenheiro aposentado José Mauro Cardoso de Oliveira é também maquinista e operador voluntário da locomotiva a vapor ‘Maria Fumaça’ desde quando começou a funcionar no Parque Ipanema, em 1999. Foi ele quem comprou a máquina (de origem alemã, fabricada em 1937), em 1979, no município de Além Paraíba. Vinte anos depois, quando se mudou para Ipatinga, resolveu trazer na bagagem o trem, que se tornou atração turística.

Sentindo-se honrado por poder apresentar a exposição aos visitantes, ele destacou que ''o maior ganho é poder contar para a nova geração como os trens eram úteis à sociedade no passado. Poder conectá-los a essa história é de um valor inestimável'', enfatiza.

Já o gerente da Estação Memória, Iris do Ideal, destacou sua alegria por fazer parte da história deste bem patrimonial e cultural de Ipatinga. ''Nós estamos trazendo a nossa gente para dentro da história do município, fazendo o resgate da memória, especialmente para as nossas crianças, ensinando-as a valorizar o início da nossa jovem cidade'', pontuou.

No espaço cultural, do lado de fora, o artista visual Gunther Estebanez desenhava numa tela a imagem da cantora e atriz brasileira Carmen Miranda.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário