29 de março, de 2019 | 14:30

Móveis por assinatura: não gaste com produtos que depreciam

Tendência nos EUA e Europa, locação de móveis garante mais economia e praticidade

Divulgação
A locação de móveis é um serviço no qual o cliente faz uma assinatura e tem como adquirir, trocar, comprar ou devolver móveis para a empresaA locação de móveis é um serviço no qual o cliente faz uma assinatura e tem como adquirir, trocar, comprar ou devolver móveis para a empresa

A locação de móveis, que ainda não é uma prática muito conhecida no Brasil, ganha adeptos no mundo inteiro devido à praticidade e economia que ela proporciona. De fato, países como os Estados Unidos e Suécia já possuem empresas na área.

Uma pesquisa realizada pela Euromonitor em 2017 demonstrou que 37,5% dos millennials nos Estados Unidos já utilizam serviços baseados em assinatura, sendo que 20% desses são na área de móveis e decoração para casa.

A seguir saiba mais como funciona essa modalidade e quais os benefícios que ela proporciona.

O que é e como funciona?

A locação de móveis é um serviço no qual o cliente faz uma assinatura e tem como adquirir, trocar, comprar ou devolver móveis para a empresa. Existem planos diferentes que dão acesso a um número variado de móveis e trocas por período.

Assim, durante a vigência da assinatura o cliente pode mobiliar a casa ou mesmo adquirir um único móvel que esteja faltando no ambiente e, quando encerrado o contrato, devolvê-lo.

A quantidade de móveis e tipos de mobiliário depende do plano de assinatura estabelecido com a empresa. O objetivo é que um móvel possa ser restaurado e mantenha-se em circulação por mais tempo, atendendo dezenas de clientes em vez de apenas uma pessoa.

Os móveis locados são entregues e retirados conforme a solicitação do cliente, evitando que o próprio consumidor tenha que se responsabilizar por essas etapas que, em geral, são consideradas trabalhosas e custosas devido à necessidade de contratação de uma empresa apenas para o transporte.

Quais as vantagens da locação de móveis?

Uma vez que mais de 20% dos millennials nos Estados Unidos aderiram a serviços de assinatura para móveis e decoração é possível imaginar que a solução apresenta benefícios reais e atenda demandas desse novo público consumidor. A seguir confira as principais vantagens do serviço.

Economia com o mobiliário

Um primeiro aspecto que deve ser destacado é a economia ao optar pela locação de móveis em vez da compra desses itens. Em geral, móveis de boa qualidade são caros e, caso queira desfazer-se deles, há uma grande desvalorização, o que ocasiona a perda do dinheiro.

Pensando nisso, o custo da assinatura em comparação com a disponibilidade de móveis que podem ser adquiridos ou trocados faz com que haja uma economia mesmo que o cliente deseje mobiliar a casa toda com móveis por assinatura.

Outro benefício é que não há perda financeira quando um móvel começa a desgastar-se, podendo trocá-lo por uma opção nova ou restaurada.

Sustentabilidade

Segundo dados da EPA, quase dez milhões de toneladas de móveis são abandonados ou jogados em aterros nos Estados Unidos anualmente. Esse fato tem um impacto direto na sustentabilidade, tanto devido ao descarte desses materiais, como também a exploração para a fabricação de novos itens.

A geração millennial, mas também os mais velhos, têm uma preocupação cada vez maior com o meio ambiente e o ritmo de consumo dos recursos naturais do planeta. Dessa forma, buscam-se soluções que permitam manter a qualidade de vida e conforto, mas sem descuidar do sustentável.

A locação de móveis atende essa demanda ao aumentar o tempo de vida útil dos móveis, ao mesmo tempo em que garante aos clientes itens de qualidade e bem conservados.

Renovação dos móveis

Atualmente, a decoração de casa inova-se quase tão rapidamente quanto a do guarda-roupa. São diversas tendências e possibilidades que podem ser testadas, no entanto, a compra de móveis inviabiliza essa inovação, pois eles são considerados bens duráveis.

Ao optar pelos móveis por assinatura abre-se essa possibilidade, pois os móveis podem ser trocados com frequência, permitindo novas tentativas e opções de decoração.

Praticidade em mudanças

As novas gerações tem uma grande tendência de mobilidade, o que faz com que morem de aluguel e mudem-se com frequência. Em vez de uma residência fixa, o objetivo é poder morar perto do trabalho, mesmo se for necessário mudar-se.

Assim, as temidas mudanças, principalmente devido ao trabalho com os móveis, tornam-se mais fáceis. Os móveis da casa antiga podem ser entregues e novos adquiridos, inclusive combinando mais com o espaço disponível no novo endereço.

Essa facilidade atende uma demanda principalmente das gerações mais novas, mas não apenas. A mobilidade é uma questão importante para muitas pessoas e essa flexibilidade faz com que elas tornem-se possíveis com menos custos e mais tranquilidade.

Para quem a solução é indicada?

Apesar do foco de algumas das empresas de locação de móveis ser para grandes empresas onde ocorrem processos de mobilidade nacional e/ou internacional, esta prática pode ser utilizada por você (pessoa física). O recurso pode ser explorado para diferentes situações, como:

pessoas que gostam de renovar a decoração com frequência, mas tem nos móveis um aspecto limitante;
pessoas que se mudam com frequência precisando arcar com os custos e trabalho de transportar os móveis;
para quem precisa mudar para um novo lugar por tempo determinado e a compra não é vantajosa.

Portanto, são diversas as situações nas quais a locação de móveis mostra-se como uma alternativa vantajosa e econômica, além de proporcionar renovação e conforto aos adeptos.

(SEO Marketing)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Marilene

29 de março, 2019 | 22:14

“E no Brasil está disponível?”

Envie seu Comentário