29 de março, de 2019 | 11:00

Som de Minas em Joanésia

Cidade vai sediar o 1º Encontro de Bandas de Música e shows musicais

Neste sábado (30), a partir das 17h, acontece 1º Encontro de Bandas de Música da cidade de Joanésia, quando a cidade receberá um evento de valorização da música mineira, inédito e gratuito.

O projeto Som de Minas já passou pelas cidades de Coronel Fabriciano, Açucena, Nova Era, Antônio Dias, Santana do Paraíso, Bom Jesus do Galho e Coroaci, e agora será apresentado na Praça Padre Antônio Diniz, no centro de Joanésia.

Divulgação/Bruno Minafra
O Grupo Nós de Minas vai mostrar a sua música na praça em JoanésiaO Grupo Nós de Minas vai mostrar a sua música na praça em Joanésia
O projeto cultural Som de Minas tem patrocínio da Cenibra, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, e é apresentado pelo Ministério da Cidadania. Conta com o apoio da Prefeitura de Joanésia, Instituto Cenibra, ABA, Polícia Civil e Polícia Militar.

Todos os moradores de Joanésia e cidades vizinhas estão convidados para irem à praça apreciar as apresentações musicais e a valorização da cultura. Toda a programação é gratuita.

Na programação do Som de Minas, além do 1º Encontro das Corporações Musicais tradicionais, haverá a apresentação do Grupo Nós de Minas, às 19h, fazendo releituras de clássicas músicas mineiras.

Finalizando a programação, a partir das 21h haverá show do cantor e violeiro Hyuri Luna, artista de renome da região do Vale do Aço, levando ao público o melhor da viola caipira, instrumento tombado pelo patrimônio imaterial do estado de Minas Gerais.

A proposta do projeto Som de Minas é de ser um evento diferenciado, rico em musicalidade, que leva ao conhecimento do grande público o trabalho das bandas tradicionais de Minas e dos artistas mineiros.

Divulgação/Bruno Minafra
As bandas de música incentivam o aprendizado de vários instrumentosAs bandas de música incentivam o aprendizado de vários instrumentos
O objetivo é resgatar o acervo cultural musical de uma tradição que para muitos permanece desconhecida. Uma das manifestações mais expressivas da cultura mineira, quando tocam as bandas de música têm o poder de emocionar as pessoas.

‘Bandas de música são vistas popularmente como um sinônimo de alegria, festejo e receptividade. Neste evento, promovemos ainda um intercâmbio entre músicos e valorizamos o artista e a própria arte do estado de Minas, justifica o gestor cultural Bruno Minafra.

De acordo com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais, existem mais de 800 corporações no estado, que reúnem cerca de 30 mil músicos de diversas idades.

As bandas civis têm importância fundamental na vida musical, social e cultural do interior de Minas, dando continuidade e preservando o estilo sonoro que foi abandonado pela música comercial atual.

SERVIÇO:
Som de Minas e 1º Encontro de Bandas de Música de Joanésia
Sábado (30)
17h - Encontro de Bandas de Música de Joanésia
Banda Marcial Municipal do Cais (Coronel Fabriciano)
Corporação Musical Lira São José de Jaguaraçu (Jaguaraçu)
Corporação Musical Santa Cecília (Timóteo)

19h – Show com Grupo Nós de Minas
21h – Apresentação com Hyuri Luna
Praça Padre Antônio Diniz – Joanésia
Entrada Franca
Espaço gratuito com brinquedos para crianças.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário