Camara Ipatinga Ouvidoria 728x90

29 de março, de 2019 | 07:32

Projeto 'Torcida Limpa' é expandido para escolinhas de futebol em Ipatinga

Iniciativa da Nippon Steel em parceria com o Ipatinga Futebol Clube e apoio da LDI incentiva os garotos a recolherem o lixo e a cuidar bem da cidade

Divulgação
As visitas a escolinhas buscaram conscientizar os jovens atletas da importância da boa educaçãoAs visitas a escolinhas buscaram conscientizar os jovens atletas da importância da boa educação

O projeto Torcida Limpa iniciou sua expansão para além dos estádios de futebol. Com o apoio da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), representantes da Nippon Steel & Sumitomo Metal Corporation (NSSMC) se reuniram, na semana passada, com dezenas de crianças, em Ipatinga, no intuito de promover bons exemplos de limpeza e cidadania. O objetivo é multiplicar a cultura característica do povo nipônico de cuidado com os espaços públicos, mantendo-os sempre limpos. "Queremos que o projeto seja um presente da Nippon Steel para a cidade de Ipatinga. Temos uma forte crença nessa colaboração para construir um bom presente e futuro", declarou o presidente da NSSMC para o Brasil, Yuichi Akiyama.

As visitas a escolinhas de futebol ligadas à LDI buscaram conscientizar jovens atletas e aspirantes a jogadores de futebol da importância e do valor da boa educação, não apenas nos estádios, mas em qualquer lugar, seja em casa, na escola ou na rua. Cartazes também foram afixados para ajudar na conscientização e na atitude cidadã das pessoas. Como incentivo, foram realizados sorteios de camisetas customizadas e pares de ingressos para a partida do Ipatinga Futebol Clube. Os alunos da escola de base do time também receberam a visita da equipe do Torcida Limpa.

Inspirada pela mobilização dos japoneses durante a Copa do Mundo de 2014, a campanha distribui sacolas de plástico na entrada do Ipatingão para que os próprios espectadores recolham o seu lixo durante os jogos do Tigre no Módulo B do Campeonato Mineiro. Premiada na última edição do Troféu Telê Santana, na categoria Fair Play, a iniciativa da NSSMC em parceria com o IFC já está em seu segundo ano e é pioneira no incentivo à limpeza dos estádios no Brasil. O projeto também conta com a parceria da Prefeitura de Ipatinga, responsável pela destinação adequada do lixo acomodado nas sacolinhas plásticas.

"No Japão, as pessoas têm a consciência de contribuir para deixar limpa a cidade em que vivem. Então, em 2018, começamos com este projeto, a compartilhar este bom hábito com os brasileiros. E isto é também um dos pontos altos do Torcida Limpa: brasileiros e japoneses unidos em um projeto que dá bons frutos", avalia Akiyama. Para o presidente da NSSMC no Brasil, o Torcida Limpa celebra, também, o encontro de valores, iniciado há mais de 60 anos com a construção da Usiminas e da cidade de Ipatinga, entre as culturas brasileira e japonesa.

CIDADANIA

O Projeto Ney da Matta foi o primeiro a receber a visita do Torcida Limpa. Segundo o coordenador do projeto, Erivaldo da Matta, o Pretinho, "a iniciativa é válida e pode ajudar muito, principalmente em dias de jogos, pois demoramos mais de uma hora recolhendo lixo depois das partidas". Para ele, as crianças receberam bem a mensagem e os cartazes vão ajudá-las a se lembrar e a cobrar essa atitude umas das outras. O projeto Ney da Matta atende aproximadamente 180 crianças.

Em seguida, a equipe do Torcida Limpa foi até o campo do Planalto II apresentar a iniciativa para o projeto Craques do Futuro. O treinador Weberson Vieira, o "Preto", agradeceu pela visita e pelo apoio da LDI e da Nippon Steel para o esporte da cidade. "Aqui, a ideia do Torcida Limpa será levada adiante, pois temos uma relação muito próxima com as crianças, sempre incentivando e cobrando responsabilidade com as notas da escola e com a boa educação de todos eles", comento Preto, que é o responsável pela Escolinha Veneziano, que abriga o projeto. Ele explica que "esse apoio é muito importante, pois atendemos cerca de 200 crianças gratuitamente e nossa maior dificuldade é conseguir os materiais necessários para os treinos e jogos".

Na primeira edição, em 2018, foram distribuídas cerca de 8.500 sacolas plásticas para que cada torcedor pudesse recolher o seu lixo ao final das partidas, impactando em torno de 20 mil espectadores. Incentivados pela mascote do clube, ao longo de quatro jogos realizados no Estádio do Ipatingão naquele ano.

RESULTADOS

De acordo com a administração municipal de Ipatinga, em apenas 30 minutos após as partidas, todo o lixo do Ipatingão já havia sido recolhido. "Antes da distribuição das sacolas, a equipe de limpeza urbana da cidade levava duas horas para deixar o Ipatingão limpo", informa a diretora da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma), Núbia Fernandes. Segundo ela, foi recolhida aproximadamente meia tonelada de lixo dentro e no entorno do estádio após os dois primeiros jogos com a ação Torcida Limpa.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário