Expo Usipa 2024 02 - 728x90

28 de março, de 2019 | 11:20

'Bombyx mori' – de lagarta a mariposa

Grupo Teatral Entreactos estreia novo espetáculo no Teatro Zélia Olguin

Após um ano e meio de ensaios e preparação, o grupo teatral Entreactos, trabalho estreia neste fim de semana o espetáculo ‘Bombyx mori’ – de lagarta a mariposa, uma montagem que mostra profundas discussões sobre a condição da mulher no mundo contemporâneo.

O recurso dramatúrgico de utilizar os nomes de deusas gregas para as protagonistas - Atena, Deméter e Ártemis - serve como força propulsora de energia e vida, uma fábula contemporânea que adota a metáfora o bicho da seda. Não traz uma resposta, mas sinaliza possibilidades.

Divulgação/ACS GTE
As diferentes faces das mulheres são desnudadas em ?Bombyx mori?As diferentes faces das mulheres são desnudadas em ?Bombyx mori?
Inspirado na obra A Moça Tecelã, de Marina Colasanti, o dramaturgo Adilson Mariano, desenvolveu cinco histórias nas quais a mulher descobre seu maior poder, que é reconstruir seu destino. A trama tem três atos e um prólogo no qual as personagens se apresentam como ‘caídas em um poço’.

No palco, as atrizes Eunice Profeta, Helena Leitão e Melissa Castro se conectam e desconectam numa experimentação cênica, pois as narrativas se desenvolvem no mesmo espaço, mas em tempos distintos, tendo como elo seus sentimentos, dores, angústias e esperanças.

A personagem de Melissa Castro discorre sobre o ‘dia mais importante de uma mulher’, o casamento. Enquanto caminha no tapete rubro para o altar do sacramento ela se pergunta: Ser solteira é uma condenação ou uma escolha?

Por sua vez, a personagem de Helena Leitão constrói uma mulher racional, independente e metódica que em determinado momento de sua vida, se descobre louca, enquanto Eunice Profeta apresenta uma mulher que ‘caía das escadas’ e que encontra sua libertação no velório do esposo.

Ao fim do primeiro ato as atrizes constroem a cena com a plateia, de forma leve e descontraída, brincando com trechos de músicas como ‘não provoque, é cor de rosa choque’, fazendo uma homenagem explicita às mulheres e ao mesmo tempo convidando-as a romper o casulo, tal qual um bicho-da-seda.

O texto e direção de ‘Bombyx mori’ – de lagarta a mariposa são de Adilson Mariano, com produção do Grupo Teatral Entreactos e assistência de produção de Michel Petzold e Edvânia Oliveira.

No elenco estão Edvânia Oliveira, Eunice Profeta, Helena Leitão e Melissa Castro. A iluminação é da Cia. Tecno Projetos de Iluminação Cênica. Edvânia Oliveira opera o som e Rafael de Almeida cuida dos figurinos. A cenotecnica é de Augusto Leitão. Os contrarregras são Rafael Camilo e Alcias Mendes

SERVIÇO:
‘Bombyx mori’ – de lagarta a mariposa
Grupo Teatral Entreactos
Sexta-feira (29) e sábado (30) – 20h
Teatro Zélia Olguin
Classificação: 16 anos
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário