26 de março, de 2019 | 21:00
Calendário prevê Ipatinguense com duas divisões em 2019
O presidente da LDI, Silvestre Antônio Ferreira, comandou a reunião, contando ainda com as presenças de outros componentes da sua diretoria
Wôlmer Ezequiel
O auditório da LDI esteve repleto de representantes dos clubes amadores filiados à entidade na assembleia geral que discutiu os assuntos do futebol amador

Foi realizada na noite de segunda-feira (25), na sede da Liga de Desportos de Ipatinga (LDI), no estádio Ipatingão, a assembleia geral para discutir o futebol amador ipatinguense na temporada, bem como realizar a prestação de contas relativa ao ano de 2018. Compareceram trinta clubes dentre os mais de quarenta filiados, sendo discutidas amplamente todas as questões levantadas. O presidente da LDI, Silvestre Antônio Ferreira, comandou a reunião, contando ainda com as presenças de outros componentes da sua diretoria.
O primeiro tema discutido foi o Código Tributário, ou seja, as taxas cobradas pela entidade e as que também são repassadas à Federação Mineira de Futebol (FMF). Com uma única alteração, em relação à cobrança da renovação de inscrição de atletas das categorias amador, juniores e máster, o documento foi aprovado pela assembleia.
A prestação de contas relativa a 2018 foi também aprovada pela assembleia. Nela, consta a discriminação das receitas e despesas da temporada passada, notadamente no tocante ao convênio celebrado pela entidade com a Prefeitura Municipal de Ipatinga. O relatório da prestação de contas junto ao poder público já estava protocolado na secretaria municipal de cultura, esporte e lazer.
Volta das divisões
O último tema discutido na assembleia geral foi o calendário do futebol amador em 2019. Ainda dependendo da confirmação do convênio com a administração municipal e de algum outro patrocínio, foi apresentada programação inicial de competições. A principal novidade é a previsão do retorno das divisões. A 1ª Divisão seria disputada entre junho e setembro contando com 16 clubes, os mesmos que estavam nela em 2017 e os que subiram de divisão à época, neste caso Iguaçu e Caravelas. Naquela oportunidade, Vila Ipanema e Chácaras Madalena foram rebaixados. Todos os detalhes da disputa ficariam, entretanto, para o conselho arbitral, cuja data será oportunamente confirmada pela direção da LDI.
Quanto à 2ª Divisão, ela pode ser realizada entre julho e novembro, com número ilimitado de participantes, podendo também envolver equipes da cidade e de outros municípios.
Os primeiros campeonatos que estão confirmados são o Sub-15 e o Sub-17, cujos conselhos técnicos serão no início de abril. Em princípio, o Ipatinguense das categorias infantil (Sub-15) e juvenil (Sub-17) começarão dia 19 de maio.
No segundo semestre, entre agosto e novembro, devem ser realizados os certames do Sub-9, Sub-11 e Sub-13, outras competições de grande apelo e muito prestigiadas. Estão previstos, ainda, campeonatos de máster acima de 45 e acima de 52 anos.
Participantes
Estiveram presentes à assembleia geral os representantes dos seguintes clubes: AERBI, Vila Nova, Caravelas, CESJO, União EC, Barcelona, Bethânia, Vila Celeste, Panorama, Beira Rio, Boca Rica, Industrial EC, Atlântico, Jabaquara, Meridiano, Renascer, Benfica, Talismã, Cruzeirinho, Real, Canaã, AERC, Itamarati, Chácaras Madalena, Novo Vale, Universo, Avante, Furquilha, Tiradentes e Vale Alto.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
Ronaldo Santana da Silva
09 de abril, 2019 | 22:23Boa noite oq devo fazer para escrever o meu time para o campeonato ipatiguense”
Hans Muller
27 de março, 2019 | 08:22Bom dia,
Se caso o prefeito Nardyello Rocha for cassado hoje injustamente pelo TRE pode esquecer futebol amador este ano e ano que vem. Aliás pode esquecer outros itens também. A cidade vai voltar a ser um caos. Tomara que que for julgar tenho o minimo de bom senso.”