Expo Usipa 2024 02 - 728x90

26 de março, de 2019 | 14:20

Brasileiros presos na Itália por fraude para obter passaporte

Polícia investiga situação de 800 brasileiros que obtiveram o documento de forma fraudulenta

Divulgação
Polícia apura situação de brasileiros suspeitos de usar documentos que custavam até 30 mil reais (7 mil euros)Polícia apura situação de brasileiros suspeitos de usar documentos que custavam até 30 mil reais (7 mil euros)

A polícia italiana confirmou nessa terça-feira (26) que prendeu 7 brasileiros, no âmbito da operação "Super Santos", que por mais de um ano investigou casos de fraude no reconhecimento da cidadania italiana a brasileiros.

Além disso, outros 800 brasileiros que obtiveram o passaporte ilegalmente estão sendo investigados e deverão ter a cidadania italiana revogada.

"Somente em três dias eles transformavam cerca de mil brasileiros em cidadãos italianos, ao preço de € 7 mil (aproximadamente R$ 30 mil) em dinheiro vivo. As agências de negócios, administradas ilegalmente pelos brasileiros detidos, haviam se transformado em verdadeiras agências de turismo", explicou a polícia italiana em nota.

"É necessário respeito e fiscalização", declarou o Ministro do Interior Matteo Salvini. "Consentiram a obtenção de mil falsas cidadanias italianas, numa fraude de mais de 5 milhões de euros", revelou.

Além dos brasileiros, um padre da diocese de Pádua também foi detido por ter vendido uma certidão de batismo falsa para confirmar a descendência italiana de um dos envolvidos.

A partir das certidões falsas, os criminosos induziram funcionários públicos a conceder a declaração de residência aos brasileiros em municípios das províncias de Verbania e Novara, na região de Piemonte, item indispensável no processo de reconhecimento da cidadania italiana.

Investigação

Foram meses de interceptações telefônicas, inclusive em português, operações em aeroportos e lugares de chegada, centenas de averiguações nos imóveis onde os brasileiros estavam alojados que revelaram milhares de processos falsos para reconhecimento da cidadania.

“Antes de deixar a Itália – conclui a nota da polícia – os novos italianos postavam no Facebook uma selfie com o passaporte europeu. Atrás deles, a entrada da prefeitura da cidade em que eram residentes fictícios. Pela frente, o sonho, transformado em realidade, de chegar aos Estados Unidos e ao Canadá como cidadãos europeus”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Cria de Fabri Vivendo em Londres

26 de março, 2019 | 15:13

“No esses cara é foda.. logo agr que eu ia virar cidadao europeu ..aff”

Envie seu Comentário