Expo Usipa 2024 02 - 728x90

25 de março, de 2019 | 14:13

PM Meio Ambiente apreende 71 pássaros em Ipaba

Os vários pássaros estavam em uma casa que foi denunciada de forma anônima para a policia


Uma denúncia anônima levou uma equipe da Polícia Militar de Meio Ambiente a apreender 71 pássaros da fauna silvestre. Desse total, 63 eram criados de forma irregular em Ipaba. Essa é a maior apreensão de pássaros ilegais com apenas uma pessoa ocorrida na região nos últimos anos, conforme relatos dos policiais que participaram da apreensão.

A equipe da PM de Meio Ambiente realizava o patrulhamento em Ipaba e foi acionada por vários populares, via 190, denunciando que um morador possuía vários pássaros em gaiolas em sua casa. Os PMs foram até a residência e foram atendidos pela mulher do criador, pois ele não se encontrava. Ao ser verificado o local foram localizadas diversas gaiolas e pássaros da fauna silvestre, além de alçapões e um grande viveiro com diversos pássaros presos.

O tenente Moura informou ao Diário do Aço que 63 pássaros estavam sem anilhas e eram criados de forma irregular. Outros oito pássaros estavam com anilhas legais, mas não foi apresentada a documentação das aves, já que o proprietário não se encontrava na residência no momento da verificação da denúncia.

Os pássaros irregulares foram soltos em seu habitat natural, após serem avaliados por um médico veterinário e as gaiolas destruídas. O autor não foi localizado, mas será intimado e autuado administrativamente no valor de R$ 130.720,61, pelo Crime Ambiental, além de responder processo criminal.

De acordo com o comandante do pelotão de Meio Ambiente, o apoio da comunidade foi imprescindível, pois foi por meio de denúncias da comunidade que se conseguiu chegar até o local. “Reforçamos a necessidade da população realizar denúncias anônimas pelo 190 ou 181 quando presenciarem crimes ambientais”, comentou tenente Moura.

Ele apontou que será apertado o cerco contra os traficantes de animais silvestres, principalmente os de pássaros, além de aumentar a fiscalização de quem possui licença para manter pássaro em cativeiro. “O Criador de pássaro que for encontrado com seu plantel de pássaros irregular, será suspenso, terá seus pássaros apreendidos e sua licença cassada”, afirmou.

Aciso em Santana do Paraíso

No próximo sábado (30), em Santana do Paraíso, a PM de Meio Ambiente participará de uma Ação Cívico Social (Aciso) que será realizada, juntamente com diversos órgãos públicos, no qual os PMs poderão receber animais silvestres de pessoas que desejarem fazer a entrega voluntária desses animais. Essa entrega voluntária não trará prejuízos ou acarretará punição à pessoa.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário