25 de março, de 2019 | 08:45

O dia do cacau

Fruto de origem do chocolate rendeu grandes fortunas e belos livros

No dia 26 de março se comemora o Dia do Cacau, fruto que serve de matéria prima para a fabricação do chocolate, uma iguaria que faz até viciados, os chocólatras.

Esta delícia é tida por alguns como um dos grandes vilões de qualquer dieta, mas a maioria é unânime ao afirmar que o chocolate faz bem a saúde, ajuda na manutenção do bom humor, um requisito essencial para se enfrentar os problemas do dia a dia.

GB Imagem
O cacau em seu estado natural em nada lembra o chocolate. É da castanha da fruta que é feito a iguaria que ganhou adeptos no mundo inteiroO cacau em seu estado natural em nada lembra o chocolate. É da castanha da fruta que é feito a iguaria que ganhou adeptos no mundo inteiro
O famoso doce é obtido no processo de moagem das amêndoas secas do cacau, através de processo industrial ou caseiro. Outros subprodutos do cacau incluem a polpa, sucos, geleias, destilados finos e sorvetes.

O termo ‘cacau’ já foi sinônimo de prosperidade e grandes fortunas no Brasil a partir de 1808, quando, por questões políticas na Europa, a Família Imperial Portuguesa veio instalar-se no Brasil e começou a sua exploração científica até aproximadamente 1930.

Naquela década, as plantações de cacau passaram a ser assoladas por uma praga chamada ‘Vassoura de Bruxa’, que descapitalizou à chamada ‘Indústria do Cacau’.

Muitas pesquisas científicas e práticas foram feitas até que os produtores conseguissem debelar a ‘Vassoura1, e quando os resultados positivos vieram a indústria do chocolate se desenvolveu no Brasil, com diversas plantações de cacau modificado através de enxertia.

Os chamados ‘Barões do Cacau’ entretanto, ficaram no passado e entraram para a história, tendo inspirado grandes obras da literatura nacional, a exemplo de Terras do sem fim e Gabriela, Cravo e Canela, do escritor baiano Jorge Amado.

Atualmente, enquanto o chocolate movimenta globalmente uma economia de 60 bilhões de dólares/ano, os produtores de cacau ficam com não mais do que 3,3% da renda gerada.

No Brasil, o cacau foi cultivado primeiramente na Amazônia, onde a árvore já existia naturalmente, mas de forma esparsa, depois passou para o estado do Pará e, finalmente, a Bahia, onde melhor se adaptou.

Atualmente, o Estado da Bahia produz cerca de 95% do cacau do Brasil, país cuja produção corresponde a mais ou menos 5% de tudo o que se produz da fruta em todo o mundo. Um país africano, a Costa do Marfim, é atualmente o maior produtor de cacau do planeta, com aproximadamente 40% do total.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário