24 de março, de 2019 | 07:10

Comerciantes do Horto chamam atenção para o problema com pessoas em situação de rua

O acúmulo de caixas de papelão e outros materiais recicláveis acaba atraindo os catadores, sendo que alguns deles vivem nas ruas

A população de rua no bairro Horto é um problema social antigo na região. Comerciantes afirmam que o número de pessoas em situação de rua tem aumentado desde o fim do ano passado. Segundo a avaliação da administração municipal, alguns fatores favorecem o fluxo deste público no bairro, como as doações realizadas pelos próprios moradores e comerciantes.

O lojista Adilson Sabino destaca que estas práticas feitas pela vizinhança residente e comercial devem ser evitadas. "Diversos comerciantes colocam o lixo fora do horário de coleta. O acúmulo de caixas de papelão e outros materiais recicláveis acaba atraindo os catadores, sendo que alguns deles vivem nas ruas. Além disso, o povo é muito generoso, os moradores acabam ganhando muita coisa e se acomodam. Estas pessoas devem ser acolhidas de um outro modo", pontua Adilson.

De acordo com a administração de Ipatinga, os locais focos para a população de rua possuem características similares. "O fenômeno pode ser observado em todo o país. As pessoas permanecem nos locais onde têm maior ganho. No caso do bairro Horto, em questão, os moradores de rua permanecem no local porque obtêm certo ganho com moradores e comerciantes que fazem doações de comida, dinheiro e roupa".

Questão sanitária

Entre os pontos de maior concentração de pessoas em situação de rua no Horto estão a praça principal do bairro e as marquises do centro comercial. O empresário Mário Lúcio Reggiani Carvalho informa que, no espaço do centro comercial, a ocupação pelos moradores de rua causa problemas sanitários.

"A situação, em especial do centro comercial, está bem complicada. O problema não são as pessoas em si. Contudo, elas passaram a ocupar as marquises como se fossem suas casas. Então, eles cozinham, fazem necessidades fisiológicas, trazem cachorros bravos, deixam lixo acumulado. O odor é muito forte. Pedimos uma intervenção mais efetiva do Poder Público, até mesmo para que estas pessoas tenham mais dignidade para viver", relata o empresário.

Já publicado:
Moradores em situação de rua dominam arredores da Estação Memória
Pedintes incomodam no comércio em bairro de Ipatinga

Rede de apoio

A administração municipal de Ipatinga avalia que a concentração de pessoas em situação de rua do Horto é abaixo da média registrada nos demais bairros de Ipatinga, mas é um drama social complexo que precisa ter o envolvimento de diversos segmentos da sociedade.

A Secretaria Municipal de Assistência Social possui uma equipe de abordagem social que realiza o atendimento aos moradores em situação de rua. A secretaria ainda tem estruturas de apoio como o Centro Pop - Centro de Referência Especializado para a População de Rua, situado na rua Pouso Alegre, nº 34, no Centro, e a Casa de Acolhimento Parusia, que fica na avenida João Valentim Pascoal, nº 40, no Centro.

O primeiro espaço é destinado para a higienização pessoal, guarda de pertences, atendimento e encaminhamentos para outros serviços públicos. A Casa Parusia acolhe para pernoite, oferecendo jantar e café da manhã às pessoas que desejam usufruir do serviço. Oferece ainda atendimento individualizado, com psicólogos e assistentes sociais.

Mais:
Moradores em situação de rua dominam arredores da Estação Memória
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Sabrina

27 de março, 2019 | 20:50

“Trabalho no bom retiro e vejo alguns morador quando passo no horto tem uma senhora de idade que dá do olhar para ela pq ela está com um machucado aberto na perna e mosquito fica pousando nosso prefeito de está gastando tanto dinheiro para atoa ele podia dar uma olhada nesses moradores se rua ainda mais os idosos”

Jose Martins Nogueira

25 de março, 2019 | 19:34

“Pois entao gente!... S e realmente os moradores em situacao de rua provocam problemas social, outra parte da vida social deveriam pensar em fazer alguma coisa. Como por exemplo os empresarios e comerciantes em varios segmentos, deveriam se unirem com a Aciap e Junta comercial criarem uma comissao no sentido de fazer algo para acolher e ajudar a essas pessoas. e nao ficarem reclamando e jogando o problema para o poder publico. Quanto a situacao de cada um cidadao em situacao de rua, realmente e muito de dificil ve-los a condicao de vida deles. Vi um senhor cabeludo e semi-nu andando pelas ruas do Horto, proximo ao Banco Itau, que que chega ser dificil de visualizar a sua situacao, ele parece ser doente mental. Quanto ao casal que fica na praca do megulhao e que vivia no Bom Retiro, ja viveram no bairro Amaro Lanari.”

Lais

25 de março, 2019 | 10:12

“Este problema não e somente no Horte, Bom Retiro, Centro.... não e só em Ipatinga, Belo Horizonte, Caratinga, Timóteo..... Este problema e MUNDIAL. O vicio destrói vidas, e nos dando esmolas contribuirmos para isso.”

Camila

25 de março, 2019 | 09:00

“Para você ver, né Brigida. Até os moradores de rua tem mais coração que você, e se esforçam para dar amor e carinho aos animais que os acompanham. Você deveria pensar de uma outra forma. limpe seu coração, e aprenda a amar e respeitar os animais, como aquele casal.”

Carlos Sulz

24 de março, 2019 | 22:48

“Infelizmente, tenho acompanhado o problema dos moradores de rua e, cada dia, essa população aumenta mais sem nenhuma providência ou controle dos órgãos de cuidado social. Deveria existir um cadastramento para verificar origem, situação documental, podem existir pessoas procuradas pela justiça ou criminosos que se escondem nas ruas e vários outros fatores que envolvem até mesmo o tráfico de drogas. A pergunta é: existe algum tipo de providência mínima possível para os órgãos municipais responsáveis?”

Barrabas

24 de março, 2019 | 13:29

“E um problema muito serio que estao tambem no iguacu.alguma solucao deve ter basta vontade .”

Paulo de Oliveira Flores

24 de março, 2019 | 09:28

“nos queremos que a policia acaba com este grupo nas esquina vendendo troga pricipalmente aqui na rua botocudos em frente a padaria o dia inteiro”

Moisés

24 de março, 2019 | 09:01

“São na maioria viciados em crack e álcool e tem pessoas que acham que estão ajudando, dando a eles moedas que certamente vão comprar uma pedra ou álcool. Só lembrando que muitos deles são ex presidiários jogados na rua para o tal esvaziamento prisional.”

Brigida Costa Lopes Dias

24 de março, 2019 | 08:27

“INFELIZMENTE A PREFEITURA NÃO VAI TE AJUDAR EM NADA, POIS TRABALHEI NESTE SETOR E O QUE ELES ALEGAM QUE AS PESSOAS QUE MORAM NA RUA TEM O DIREITO DE FICAR A ONDE ELES QUISEREM , E ESTE CASAL QUE FICA AI NO HORTO, TBM FICAVA AQUI NO BOM RETIRO E SO SAIRÃO DO OCAL DE PERMANENCIA POR QUE ELE ENVOLVEU EM UMA BRIGA E FOI ESFAQUEADO, ELES FAZEM MUITA BAGUNÇA ONDE FICAM E OS CACHORROS SÃO DEMAIS.”

Envie seu Comentário