Expo Usipa 2024 02 - 728x90

24 de março, de 2019 | 07:18

Empreendedorismo eco-responsável no Vale do Aço

Estilista Vanuza Bárbara lança o projeto "Uma linha para contar história", com a proposta de redução nos impactos ambientais da moda

Divulgação
Estilista lança em Ipatinga o projeto Estilista lança em Ipatinga o projeto "Uma linha para contar história"

Na semana que se encerra foi lembrado o Dia Mundial da Água (sexta-feira, 22). O bem indispensável à vida de qualquer ser vivo é tema frequente de ações entre poder público, ONG’s e ativistas do mundo inteiro. Nos últimos cinco anos, o assunto tornou-se mais amplo e profundo em Minas Gerais devido aos impactos ambientais provocados por acidentes das barragens das mineradoras. Na esteira das discussões pela preservação ambiental, a estilista ipatinguense, Vanuza Bárbara, faz da retórica da sustentabilidade ambiental uma prática. E isso já soma alguns anos.

"Engana-se quem pensa que nada pode fazer para minimizar os problemas ambientais e reduzir o impacto da poluição dos nossos rios e afluentes. Aliás, existe hoje uma nova e forte tendência de comportamentos, para um mundo melhor com iniciativas que começam em casa. Da hora em que acordamos até a hora em que dormimos geramos impactos ambientais. A nossa preocupação deve ser a de como reduzir esse impacto. Por isso, as ações precisam começar com os pequenos gestos, diários", observa Vanuza Bárbara.

E quem vê a estilista Vanuza, sempre bem vestida, pode até pensar que se trata de uma consumista de primeira. Mas aí mora o engano. A infância modesta da família de Bárbara exigiu criatividade da adolescente que queria diversificar o guarda-roupas.

Ela aprendeu que a troca de peças entre as irmãs era uma alternativa, e que suas próprias roupas eram base de customização para repaginar o visual. Ali "brotavam" ideias e desejos, que fariam dos desafios frente à escassez sua profissão.

Desde os 18 anos, Vanuza trabalha com moda e resolveu seguir nesta carreira um caminho de responsabilidade em duas esferas importantes: ambiental e social.
E os números impressionam: 90% das roupas das coleções da estilista são feitas com tecidos de refugo da indústria local do vestuário, ou seja, de restos de tecidos de fábricas que iriam para o aterro sanitário são reaproveitados por Bárbara.
Ricardo-Alves/Grão-Fotografia
  Estilista Vanuza Bárbara empreende de forma sustentável no ramo da moda Estilista Vanuza Bárbara empreende de forma sustentável no ramo da moda

Em 2015, cerca de 650 quilos de retalhos foram utilizados por Vanuza Bárbara. No ano passado o reaproveitamento chegou a 1.425 quilos. Considerando o aumento de 30%, em média, na reutilização destes refugos nas coleções da estilista, a expectativa é que até o fim deste ano Bárbara colabore com o meio ambiente evitando que 1.800 quilos de tecido parem no aterro sanitário, ou seja, uma contribuição de quase duas toneladas a menos de resíduos industriais no meio ambiente.

Para ela qualquer pedaço de tecido vira arte. Os retalhos ganham formas, cores, ora são tingidos, ora bordados. Um remendo aqui, outro ali e uma linda roupa se faz com reaproveitamento e respeito pelo ambiente onde vivemos.

Prática

A sustentabilidade não é apenas um discurso da estilista. Dentro da bolsa de Bárbara sempre tem um copo sanfonado e um canudo de vidro que leva para onde vai. Tudo para evitar o consumo de descartáveis que poluem a natureza.
Outra coisa importante em sua rotina é sobre o critério de lavagem das roupas. Antes de colocar a roupa na máquina de lavar ela usa a peça ao máximo, para evitar o uso desnecessário da água. "É preciso entender que a preservação começa com pequenos gestos", diz à reportagem durante visita à redação do Diário do Aço.

Estilista propõe nova coleção com menos impacto ambiental

Um dos trabalhos da estilista Vanuza Bárbara, na quinta-feira (21), que antecedeu o Dia Mundial da Água, foi com o time de bordadeiras do bairro Bom Jardim, em Ipatinga, que recebeu as informações do novo projeto da estilista. O grupo de mulheres, que participa de um trabalho social reconhecido no município, está inserido nos projetos de Vanuza.

O encontro teve o propósito de informar e reforçar a importância de cada um na engrenagem que representa o setor fashion da região.
Ricardo-Alves/Grão-Fotografia
  Estilista Vanuza Bárbara empreende de forma sustentável no ramo da moda Estilista Vanuza Bárbara empreende de forma sustentável no ramo da moda

"Divulgamos o projeto ''Uma linha para contar história''. A proposta está pautada na minimização dos impactos ambientais. A ideia da nova coleção é pesquisar o trem de ferro, este importante personagem da construção da região do Vale do Aço e de Minas Gerais. O trem que traz muitas histórias no nosso imaginário, que traz notícias, traz encomendas, nos leva para os sonhos de recomeçar, de encontrar, além é claro, de trazer a construção de belas e sofisticadas estações pelas Minas Gerais. Tudo isso expresso em cores, tecidos, linhas e texturas", detalha a estilista.
Vanuza explica que a linha será a forma de expressão nos bordados, na costura, no traço das fotografias, dos desenhos, das esculturas. "Ela nos levará a este contar de histórias", observa.

O projeto "Uma linha para contar história" prevê, entre outras ações, a pesquisa e investigação das estações de trem mineiras, sua arquitetura, histórias, encontros, despedidas e sua importância na construção da cidade de Ipatinga, exposição de uma mostra com 40 looks, além de cenários, fotografias, textos e vídeo, circulação da exposição nas cidades e estações de Ipatinga (Galeria do Centro Cultural Usiminas e Estação Memória), Timóteo (Aperam) e Belo Horizonte - Museu da Moda. (Colaborou a jornalista Sílvia Lima).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Adriana

24 de março, 2019 | 11:05

“Amei a reportagem, amo essa estilista lá é sucesso sempre, suas peças são maravilhosas.”

Envie seu Comentário