23 de março, de 2019 | 09:30

Celulares piratas começam a ser bloqueados em Minas Gerais

Aparelhos sem certificação ficarão inoperantes a partir de hoje; no Brasil cerca de 250 mil telefones já não funcionam

Arquivo DA
Anatel afirma que aparelhos clandestinos geram riscos para usuários Anatel afirma que aparelhos clandestinos geram riscos para usuários

Os mineiros que compraram telefones importados ou de fornecedores não oficiais poderão ficar sem seus aparelhos já a partir desse domingo (24). O alerta é da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que irá bloquear celulares sem certificação.

A agência informa que a medida vale para aparelhos habilitados a partir de 7 de janeiro deste ano e começa por Minas e São Paulo na região Sudeste, e outros quatro estados da região Norte (Amazonas, Roraima, Pará e Amapá); nove estados da região Nordeste (Maranhão, Piauí, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba, Pernambuco, Alagoas, Sergipe e Bahia).

A ação faz parte do projeto Celular Legal, da Anatel, e se encontra em sua última etapa. Já foram bloqueados 244.217 celulares em todo o Brasil e foram enviadas 531.446 mensagens de aviso a celulares irregulares até o momento.

Para identificar se um celular é irregular, o usuário deve saber se o aparelho tem o selo da Anatel, que indica a certificação do aparelho e garante ao consumidor a compatibilidade com as redes de telefonia. O selo é encontrado no corpo do aparelho, atrás da bateria, ou no manual.

A Anatel alerta que há riscos de um celular sem certificação, como superaquecimento, choques elétricos, emissão de radiação e outros problemas que não foram avaliados em testes necessários de conformidade.

Conforme nota divulgada pela Anatel, o “bloqueio de celulares irregulares, além de proporcionar a segurança do usuário, acaba também reduzindo o número de roubos e furtos de aparelhos celulares, combatendo a falsificação e clonagem de IMEIs (número de identificação do aparelho)”.

A Anatel acrescenta que mensagens de alerta do bloqueio começaram a ser envidas a partir do dia 7 de janeiro deste ano. “O usuário do serviço móvel que recebeu as mensagens deverá procurar a empresa ou pessoa que vendeu o aparelho e buscar seus direitos como consumidor. É possível consultar a situação do aparelho no site do projeto Celular Legal (www.anatel.gov.br/celularlegal/)”, orienta a Anatel.

Usuários de telefones não certificados nos estados Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Acre, Rondônia, Tocantins, Espírito Santo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e o Distrito Federal já tiveram os aparelhos bloqueados.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Zoio de Zoiar

23 de março, 2019 | 23:37

“Já que perguntar não ofende. Pq não conseguem bloquear os celulares do presídio e conseguem bloquear estes ? Só uma dúvida.”

Envie seu Comentário