CADERNO IPATINGA 2024

23 de março, de 2019 | 06:34

Organizadores pedem ajuda para a realização do 28º Festival da Banana, no Pedra Branca

A tradicional festa tem como atração principal as diversas iguarias feitas com a fruta produzida no próprio bairro

Arquivo DA
Além das iguarias feitas com bananas, o festival deverá ter shows regionaisAlém das iguarias feitas com bananas, o festival deverá ter shows regionais

A Associação de Moradores do Bairro Pedra Branca, em Ipatinga, já trabalha na organização da 28ª edição do Festival da Banana. A tradicional festa tem como atração principal as diversas iguarias feitas com a fruta produzida no próprio bairro. Com o apoio reduzido do Poder Executivo Municipal, a entidade busca apoio para realizar o festival.

A festa está prevista para os dias 13 e 14 de abril e será realizada no campo de futebol do Pedra Branca. O evento compõe o calendário das festividades do aniversário da cidade. Devido às dificuldades financeiras enfrentadas pelo município, acarretadas pela falta dos repasses constitucionais do estado de Minas Gerais, a administração municipal garantiu para a entidade o custeio da estrutura de apenas um dia de festa.

Segundo a presidente da associação, Maria de Lourdes de Freitas, mesmo com o patrocínio reduzido, a festa deverá ser com os dois dias. “Estamos buscando apoios para realizarmos o evento durante o sábado e o domingo, com shows regionais, barraquinhas de comida, encontro de cavaleiros e outras atrações. O gasto com a estrutura é o que mais pesa para nós da associação. Mas estamos trabalhando para que esta tradição continue”, ressalta.

A líder comunitária afirma que o festival é um importante momento de arrecadação de diversas famílias do Pedra Branca. “Muitas famílias têm o festival como uma fonte extra de renda. É deste evento que muitos tiram o seu ‘13º salário’. São, em média, cinco mil pessoas que circulam por dia no festival, então é uma movimentação muito grande”, avalia a Maria de Lourdes.

Patrocinadores interessados podem entrar em contato com a presidente da associação pelo celular/ Whatsapp 99171-4736.

História

Há quase três décadas, a comunidade católica do Pedra Branca lançou a ideia da realização de um festival com a fruta amplamente cultivada no bairro, a banana. A sugestão foi abraçada pelos moradores que ainda hoje organizam a festividade. Maria de Lourdes afirma que a fruta continua a ser cultivada por parte da vizinhança.

“Hoje diminuiu um pouco, mas diversos moradores ainda produzem bananas e sobrevivem da comercialização da fruta e de produtos derivados. O Pedra Branca ficou famoso por conta da produção da banana, em Ipatinga. Então, o festival tem aspecto financeiro, social e cultural”, ressalta a presidente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Lais

25 de março, 2019 | 10:39

“Antigamente o Festival era muito melhor, não estou desfazendo das pessoas que participam, mais como o nome e Festival da Banana, a gente vai ate ao local, achando que iremos encontrar variedades. Ultimo ano que fui nem me recordo, fui no ultimo dia do evento, havia piucas barracas, encontrei sopa, bolo, cachaça e banana frita. Existem tantas outras opções para fazer com a fruta, usem a criatividade para que possamos voltar nos anos seguintes. Banana em porções de carnes, temos todos os dias nos bares da cidade. Façam pão de banana, sorvete, tortas, biomassa, farinha, farofa... usem a criatividade galera!”

Envie seu Comentário