EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

22 de março, de 2019 | 14:02

Bolsonaro pode ser a 'solução' contra as maldades da reforma da Previdência

Murilo Aith *

"A reforma trabalhista, não atingiu o objetivo de criar milhares de vagas de empregos"

"Novas regras afastarão o brasileiro do sonho da aposentadoria, principalmente o trabalhador que recebe um salário mínimo"

A queda da popularidade do Presidente Jair Bolsonaro, certamente dificultará o caminhar da reforma da Previdência no Congresso Nacional. A falta de habilidade e articulação política da equipe do Governo Federal, está criando obstáculos naturais para o andamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que trata das mudanças do sistema previdenciário, entregue no último dia 20 de fevereiro, a toque de caixa. Recente pesquisa do Ibope, indicou que Bolsonaro perdeu três de cada dez apoiadores do seu governo em apenas dois meses. A proporção de quem considera sua administração boa ou ótima caiu de 49% em janeiro para 39% em fevereiro e chegou a 34% em março. Uma queda de 15 pontos percentuais em 60 dias. O saldo ainda é positivo, pois apenas 24% dizem que o governo é ruim ou péssimo, mas inspira cuidados. E deve significar um maior entrave na negociação, com os parlamentares nos corredores de Brasília.

Vivemos um cenário em que direitos estão sendo retirados aos poucos dos trabalhadores brasileiros, com a desculpa de que as reformas legislativas, como a recente aprovada reforma trabalhista, seria a saída urgente para a criação de mais empregos e de um salto positivo na economia. Entretanto, o que vemos é um crescente nível de informalidade e de empregos precários, com salários baixos e poucos benefícios ao trabalhador. A reforma trabalhista, não atingiu o objetivo de criar milhares de vagas de empregos. Além disso, trouxe na esteira a aprovação da terceirização, que deve criar uma nova precarização do mercado de trabalho.

A proteção do trabalhador brasileiro, está cada vez mais frágil. Reflexo disso é a queda do número de ações trabalhistas, após novembro de 2017, quando passou a vigorar as novas regras trabalhistas, que, entre outros retrocessos, criou obstáculos para o ingresso na Justiça do Trabalho. E nesse quadro trágico, o próprio Bolsonaro pode significar uma saída para os problemas. Isso porque, a sua forma desastrosa de conduzir os primeiros dias de seu governo podem ser um verdadeiro "tiro no pé".

Na verdade, de forma irônica, a sequência de "caneladas" de Bolsonaro, seus filhos e seus ministros é positivo para o trabalhador e segurado do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). Isso porque a reforma da Previdência, a principal bandeira do Governo atual, está perdendo as manchetes para as crises institucionais criadas pelos personagens que circulam pelo Palácio Planalto. As últimas reações do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, indicam que a reforma não terá vida fácil no Congresso. Muitas alterações deverão ser discutidas e implementadas. O que não é ruim, pois a proposta da reforma da Previdência é um verdadeiro pacote de maldades. Trabalhadores da iniciativa privada, servidores públicos, professores, trabalhadores rurais, idosos e deficientes em situação de miserabilidade e os aposentados perderão uma série de direitos conquistados durantes décadas, caso o texto atual da PEC seja aprovado.

As novas regras afastarão, definitivamente, o brasileiro do sonho da aposentadoria, principalmente o trabalhador que recebe um salário mínimo e está nas periferias. Muitos vão morrer sem dar entrada no benefício, por não atingir a idade mínima de 65 anos para homens e 62 para as mulheres. Estarão fadados a contribuir para a Previdência Social até o final da vida, sem receber nada em troca. E seus dependentes, pela proposta atual, também não poderão desfrutar de forma integral de seus benefícios. Os mais pobres, terão que contribuir por mais tempo. Podemos ter uma nova geração de idosos miseráveis, que não conseguiram colocação no mercado de trabalho e também não alcançarão os requisitos para se aposentar.

Até o momento, após uma eleição com muita luta nas redes sociais e poucas propostas efetivas de melhorias reais para o país, vivemos dias de desânimo e de apreensão sobre os passos do Governo Federal e sem saber se continuaremos sem saúde pública, sem educação pública, sem emprego, ainda pior, se ficaremos sem aposentadoria pública.

* Advogado especialista em Direito Previdenciário e sócio do escritório Aith, Badari e Luchin
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Irnac Valadares da Silva

23 de março, 2019 | 11:27

“Audiência Pública dia 12/04/2019, Assembleia Legislativa do Estado de Minas Gerais com a presença do Senador Paulo Paim-PT-RGS), presidente da CPI da Previdência Pública.

Por gentileza manifeste seu apoio à Frente Ampla de Defesa da Previdência Pública, e conheça à reforma da PEC-06/2019 do Mito(Balasonaro), que se aprovada irá prejudicar todos nós contribuintes de Fabri, Timóteo, Ipatinga, Santana do Paraíso e em toda Região Metropolitana do Vale do Aço-Brasil-MG.???
https://www.dieese.org.br/calculadoraReformaPrevidencia.html”

Envie seu Comentário