22 de março, de 2019 | 05:59

Renúncia, CP e acordão movimentam a Câmara de Ipatinga hoje

Rogerinho apresentou pedido de renúncia, cidadão pediu abertura de CP contra Andrade, que fez acordo com o MP para devolver dinheiro e renunciar ao cargo

Wôlmer Ezequiel
 O autor da denúncia é um eleitor do município, Elianderson Lima, conforme a assessoria da Câmara O autor da denúncia é um eleitor do município, Elianderson Lima, conforme a assessoria da Câmara

Um pedido de Comissão Processante para apurar a quebra de decoro parlamentar do vereador José Geraldo Andrade (Avante) foi protocolado na Câmara de Ipatinga nesta quinta-feira (21). O autor da denúncia é um eleitor do município, Elianderson Lima, conforme a assessoria da Câmara. A votação pelo recebimento da denúncia na Casa Legislativa está marcada para essa sexta-feira (22).

O procurador da Câmara, Adalton Lúcio Cunha, o Decreto Lei 201/67 autoriza o munícipe a fazer a denúncia, desde que ele seja eleitor do município. “Esse é o único requisito exigido pela legislação. Então, logo no início do expediente desta quinta-feira, nós recebemos a denúncia, com centenas de documentos e discos de DVD com depoimentos. Esse material está agora na assessoria técnica e elaboramos um parecer. O presidente do Legislativo já convocou uma reunião para a tarde dessa sexta-feira (22), na qual a denúncia será lida e haverá a decisão do plenário, se a recebe ou não. Se for aceita, na mesma reunião serão sorteados os membros da Comissão Processante para os trabalhos de apuração”, explicou.

Investigado

O vereador Andrade está preso preventivamente desde o dia 14 deste mês, na Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho, em Ipaba. Ele é investigado pelo Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco) de Ipatinga por mau uso do dinheiro público, ao recolher parte dos salários recebidos por assessores. Recentemente, Andrade confessou, com seu irmão, Célio Andrade, que também está preso, o esquema ilegal que existia em seu gabinete.

Andrade foi o quarto vereador preso em função das investigações realizadas no âmbito da Operação Dolos, do Gaeco, deflagrada no dia 15 de fevereiro, quando o grupo foi à Câmara Municipal cumprir mandados de prisão, busca e apreensão nos gabinetes de quatro vereadores investigados.

O primeiro a ser preso foi Luiz Márcio (PTC), depois o assessor parlamentar Ivan Menezes, do gabinete do vereador Paulo Reis (Pros), este último também com prisão decretada e foragido. Rogério Antônio Bento, o Rogerinho (sem partido), entregou-se no dia 18 e Wanderson Gandra (PSC) foi preso no dia 20. Todos encontram-se recolhidos à Penitenciária Dênio Moreira de Carvalho e respondem por associação criminosa, organização criminosa, peculato, dentre outros crimes contra a administração pública.

Comissão Processante

Para apurar a quebra de decoro parlamentar dos vereadores Luiz Márcio, Rogerinho, Wanderson Gandra e Paulo Reis, já foi instaurada uma Comissão Processante, no dia 14 deste mês. Foram escolhidos para serem os integrantes da CP, por meio de sorteio, os vereadores Antônio José, o Toninho Felipe (MDB), Lene Teixeira (PT) e Antônio Alves de Oliveira, o Tunico (PCdoB). Por meio de um acordo entre os membros, Lene assumiu a presidência, Tunico a vice-presidência e Toninho é o relator.

Na segunda-feira (18), os membros da CP notificaram os vereadores presos e levaram a cópia de toda a documentação que compõe a CP até então. A partir daí, os denunciados têm 10 dias para indicar as provas que desejam produzir e arrolar até 10 testemunhas cada.

A comissão tem um prazo de até 90 dias, para apresentar um relatório acerca da situação dos vereadores. Esse relatório poderá ser levado à votação em plenário e, se a maioria entender que houve quebra do decorro, cassar os mandatos dos vereadores denunciados.

Andrade assina Compromisso de Ajustamento de Conduta com o MP

O vereador José Geraldo Andrade (Avante) assinou na quarta-feira (20) o Compromisso de Ajustamento de Conduta com o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). De acordo com o documento, o vereador tem um prazo de até 10 dias para protocolar a carta de renúncia.

O acordo ainda prevê um pagamento em 30 dias uma multa civil no valor de R$50.545,10, valor equivalente a cinco subsídios vigentes aos vereadores de Ipatinga. Este montante será dos cofres públicos de Ipatinga. O parlamentar também terá que pagar, em até 60 dias, R$100 mil a título de danos morais coletivos, o valor será revertido para o Conselho Comunitário de Segurança Pública – Consep IV.

O documento ainda determina que Andrade ficará proibido de candidatar-se a cargos públicos eletivos e de ocupar cargos públicos de livre nomeação de qualquer município, estado e União pelo prazo de cinco anos.
Caso o vereador descumpra qualquer uma das obrigações fixadas no documento, Andrade deverá arcar com multas cominatórias.

Rogerinho também pede renúncia do cargo

A defesa do vereador Rogério Antônio Bento, o Rogerinho (sem partido), protocolou na tarde de quinta-feira (21) a carta de renúncia ao cargo. O pedido também está na pauta da sessão desta sexta-feira. O documento necessita ser lido e apreciado em plenário para o parlamentar deixar oficialmente a cadeira na Casa Legislativa. Com a leitura da carta de renúncia, o suplente e vereador temporário Ley do Trânsito, empossado na quarta-feira (20), passa a ocupar cadeira em definitivo. Rogerinho foi eleito pelo PSL, mas foi expulso pelo diretório municipal, quando denunciado pelo Gaeco, no mês de fevereiro. Esse é o segundo pedindo de renúncia de vereador investigado. No dia 14 de março o vereador Paulo Reis (Pros) entregou ou seu pedido de renúncia, que foi acatado em plenário.

Já publicado:
Comissão Processante notifica indiciados que se encontram presos
Três suplentes tomam posse na Câmara de Ipatinga
Guedes é o novo líder do governo de Ipatinga na Câmara
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Boneca

22 de março, 2019 | 16:13

“Querido Sr. Justiça ( porque seu nome também aparece em algumas letras pontos de ? Hahaha) Pode deixar que farei questão de dar minha colaboração nos comentários da materia, assim como sempre fiz e continuarei fazendo, kkkkkk To achando que ganhei um fã clube kkkkk”

Vagner Soares Arruda

22 de março, 2019 | 14:56

“Autoridades da Gaeco: Façam uma visitinha em Fabriciano.”

Justiça

22 de março, 2019 | 14:50

“Sr. (a) Boneca!? quero ver seus comentários na quarta feira após o julgamento do nosso ilustríssimo....”

Boneca

22 de março, 2019 | 14:36

“Caro Gildazio ( acredito que seja este o nome,por que para mim depois da letra D aparece 2 pontos de ? hahahaha) Obrigada pelo comentário, mais a foto realmente mostra a situação. Os suplentes.... Haaaaaa estes falaremos em outra reportagem kkkkk”

Ditador

22 de março, 2019 | 12:27

“A democracia é uma farsa "Pedrin"... As ovelhas negras nunca deixaram o osso... O mosquito pode mudar mas a bosta sempre será a mesma”

Joao

22 de março, 2019 | 12:24

“Foto muito bem escolhida para a reportagem... Nuvens negras pairam no ar... Espero que a nível federal instalem a CPI da toga pra investigar varias decisões obscuras que inclusive já assolou o vale do aço, culminando na transferência de um magistrado”

Ilsa

22 de março, 2019 | 11:39

“Espero que os novos vereadores que estão assumindo os cargos também seja investigados porque tem muita sujeira escondida ai da gestão passada! Acho que terá que ter novas eleições porque esse galinheiro está todo sujo se sobrar um vereador que tenha a ficha limpa será sera uma grande novidade , acho melhor preparem celas novas no presídio! Vamos aguardar os próximos capítulos!”

Pedrin Perito

22 de março, 2019 | 10:33

“Quem for ficha limpa levanta a mão?

Ser politico não tá fácil pra ninguém Daqui uns dias ninguém vai querer ser vereador ou prefeito kkkk”

Gildázio Garcia Vitor

22 de março, 2019 | 09:24

“Sr. Boneca, parabéns pela observação. Estou preocupado, também, com alguns suplentes que tomarão posse no lugar dessas "excelências" da Dênio Moreira, as nuvens negras deverão continuar e o Gaeco tem que continuar com suas investigações. Aprecio muito os seus comentários aqui no Portal Diário do Aço, alguns são surreais, inteligentes e divertidos.”

Boneca

22 de março, 2019 | 08:49

“Realmente a foto mostra como anda a CMI... sombrio.”

Envie seu Comentário