Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2019 | 15:36

Vamos, Tigre...

Aurélio Caixeta

Divulgação
Aurélio CaixetaAurélio Caixeta
Terceirona nunca mais. Imbuídos desse espírito, a torcida do Ipatinga dever ir o estádio Ipatingão e o time deve entrar em campo nesse sábado, às 16h. É preciso honrar a camisa e a cidade, e não é impossível obter uma vitória convincente em cima do Athletic, de São João Del Rei. Com todo o respeito que se deve ao adversário, o caso do Tigre é vencer ou vencer. A cidade precisa e carece muito de um time profissional na Série A do Campeonato Mineiro, e não na 3ª Divisão. Como dos 11 times que estão disputando só cai um, que este a cair seja qualquer outro, e não o Tigrão.

CAMPEONATO MINEIRO
Na reta final, os times da capital vão medir forças com os do interior numa grande disparidade de condições. E se é assim que tem que ser, assim será. As quartas de final deste campeonato que alguns insistem em chamar de ‘rural’ serão em jogo único. Neste sábado (23), às 19h, vão jogar Cruzeiro x Patrocinense, no Mineirão. Mais tarde, às 21h, será a vez de Boa x Tombense, em Varginha.

No domingo (24), às 16h, entram em campo Atlético x Tupynambás, no Mineirão. O último jogo esta programado para segunda-feira (25), às 20h, quando se enfrentam América x Caldense, no Estádio Independência. Vamos torcer e esperar para ver quais equipes vão disputar as fases semifinal e final. Mas cá entre nós, algumas nós já sabemos de cor.

CAPITAL X INTERIOR
A disparidade vai continuar, até porque a estrutura na capital é muito melhor. Os CTs de Atlético e Cruzeiro estão entre os melhores do Brasil, e o América está indo no mesmo caminho. Os três são clubes com alto poder aquisitivo, enquanto os do interior têm dificuldade até para formar as equipes.

Sobre isso, disse Mauro Fernandes, técnico da Caldense, que garantiu classificação para as quartas de final do Estadual com a goleada por 3 a 0 sobre o Tupynambás no domingo (17), em Poços de Caldas: “Quase todos são times de verão, disputam o Campeonato Mineiro e param. Então, precisam formar equipe todo ano”. Triste realidade, e o pior, sem perspectivas de mudança num futuro próximo.

COPA HIPER SÊNIOR PERCY GONÇALVES
Os veteranos que fizeram história no passado continuam mostrando em campo aquilo que sempre souberam, ou seja, grandes jogos e muitos gols na Copa Percy Gonçalves de Futebol para atletas acima de 45 anos, coordenada por Adirce Gonçalves. A classificação até o momento está assim: Ipaminas em 1º, com 9 pontos; Ipanema em 2º, com 6; Aposentados e Iguaçu em 3º e 4º, com 5; Industrial em 5º, com 4; e União em 6º, com 2 pontos.

A 5ª rodada vai acontecer no domingo (24), a partir das 8h30, com os seguintes confrontos: União x Ipanema, no campo do União; Aposentados x Iguaçu, no campo do Jabaquara; e Ipaminas x Industrial, no campo do Industrial, no Bom Retiro. Esse último poderia ser chamado de clássico da categoria. O Ipaminas vem embalado pelas goleadas e vai jogar contra o Industrial recheado de jogadores experientes e rodados, como Valdo, Supry, Fassheber, Zander, Helder, Wanderley e outros feras. Pra mim, será o melhor jogo da rodada.

REGIONAL INTERCLUBES DE SOÇAITE
Com o Clube Olímpico disparado na liderança, continua neste sábado (23), a partir das 17h, a copa em homenagem póstuma ao desportista e técnico Percy Gonçalves, coordenada por Walace Silva. A 8ª rodada promete bons jogos. No Campo do Industrial, vão se enfrentar Industrial x SESI e Olímpico x Acesita. No Campo do Ipaminas, jogam Ipaminas x Casa de Campo e Ipanema x Morro do Pilar.

A tabela de classificação até o momento está assim: Olímpico em 1º, com 18 pontos ganhos; SESI em 2º, com 13; Acesita em 3º, com 12; Ipê em 4º, com 8; Ipaminas e Casa de Campo em 5º e 6º, com 7 Ipaminas em 7º, com 6; Morro do Pilar e Industrial em 8º e 9º, com 4 pontos cada.

SELEÇÃO BRASILEIRA
O técnico Tite vai poupar jogadores para o duelo contra a seleção da Republica Tcheca, jogo que vai acontecer na próxima terça-feira (26). Por isso, Alex Telles e Éder Militão começam jogando contra o Panamá neste sábado (23), às 14h, na cidade do Porto, em Portugal. Militão deverá formar dupla com Miranda. Coutinho, Firmino e Richarlison formarão o trio ofensivo, preservando Gabriel Jesus para o jogo contra os tchecos. Depois do insucesso na última copa do mundo, na Rússia, a seleção brasileira precisa evoluir e se renovar.

UMAS E OUTRAS...
- Técnicos de futebol da região estão mandando bem em outros estados. Dirigido por Moacir Junior, o América de Natal é líder do campeonato Potiguar. Ney da Mata já classificou bem - e com antecedência - o CRAC de Catalão para o mata-mata das semifinais do Campeonato Goiano, que começa nesse domingo. Parabéns e boa sorte para os dois.

- O Centro de Convivência do Imbaúbas (CCI - antigo GREI) começou a funcionar dia 9 de março com mais horários, atendendo as necessidade do Instituto Atos e também da comunidade. Em atividade por lá também está o grupo Pedal Atos. A direção informa que ainda tem vagas para mais crianças da comunidade participarem do Futebol Atos.

- Já está funcionando em caráter oficial a Radio Comunitária Coração de Jesus, FM 98.7, situada ao lado da Igreja Católica do bairro Bela Vista, em Ipatinga. A grade de programação vai sendo formada aos poucos. Aos sábados, de nove ao meio-dia, tem o programa Sábado Show, com apresentação de Walisson Araújo, do qual eu participo com comentários esportivos. E também aos sábados, de 13 às 17h, tem o programa D+, com Wilder Alves e equipe.

Contato com a coluna: caixeta.auré[email protected].
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário