Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2019 | 11:29

Ex-presidente Michel Temer é preso

Temer foi preso na manhã de hoje pela força-tarefa da Lava Jato

Divulgação
Os mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do RioOs mandados foram expedidos pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio
Atualizado às 13h08
O ex-presidente Michel Temer foi preso preventivamente, na manhã de hoje (21), em São Paulo. A informação foi confirmada por fontes da Polícia Federal. Temer está sendo levado para o Aeroporto Internacional de Guarulhos, de onde segue para o Rio de Janeiro.

No Rio, fará exame de corpo delito e será encaminhado para a sede da instituição.A prisão foi determinada pelo juiz federal Marcelo Bretas, titular da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, responsável pelas ações de desdobramento da Operação Lava Jato. Temer falou por telefone ao jornalista Kennedy Alencar, da Rádio CBN, no momento em que havia sido preso. O ex-presidente afirmou que a prisão "é uma barbaridade".

O ex-ministro de Minas e Energia da administração emedebista Moreira Franco também é alvo dos agentes nesta quinta-feira.

A Operação Descontaminação investiga desvios na Eletronuclear. Ao todo, foram expedidos oito mandados de prisão preventiva, dois de prisão temporária e 24 de busca e apreensão no Rio de Janeiro, em São Paulo, no Paraná e Distrito Federal.

De acordo com nota da PF, "a investigação decorre de elementos colhidos nas Operações Radioatividade, Pripyat e Irmandade, deflagradas anteriormente e, notadamente, em razão de colaboração premiada firmada pela Polícia Federal.

Filiado ao Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Temer assumiu a Presidência da República em maio de 2016, depois do processo de impeachment da ex-presidente Dilma Rousseff. Ao longo de sua trajetória política, Temer foi presidente da Câmara dos Deputados, secretário da Segurança Pública e procurador-geral do estado de São Paulo.

Moreira Franco, ex-ministro de Temer, é preso

O ex-ministro também Moreira Franco também foi preso na manhã desta quinta-feira, igualmente alvo de um mandado de prisão preventiva emitido pelo juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro.

Moreira Franco foi ministro da Secretaria-Geral da Presidência e de Minas e Energia no governo Temer. O emedebista também foi ministro no governo Dilma Rousseff, nas secretarias de Aviação Civil e Assuntos Estratégicos e governador do Rio de janeiro entre 1987 e 1991, além de ter cumprido três mandatos como deputado federal.

Moreira Franco é casado com Clara Maria de Vasconcelos Torres Moreira Franco, sogra do presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia (DEM-RJ).


Partido se posiciona

O MDB lamenta a postura açodada da Justiça à revelia do andamento de um inquérito em que foi demonstrado que não há irregularidade por parte de Temer e do ex-ministro Moreira Franco. O MDB espera que a Justiça restabeleça as liberdades individuais, a presunção de inocência, o direito ao contraditório e o direito de defesa.

Detalhes da operação serão esclarecidos em entrevista coletiva hoje, às 16h, na sede da PF, no Rio de Janeiro. (Carolina Gonçalves e Vladimir Platonow - Repórter da Agência Brasil)

Lista das prisões determinadas pelo Juiz Bretas

Michel Miguel Elias Temer Lulia - prisão preventiva
João Batista Lima Filho (coronel Lima) - prisão preventiva
Othon Luiz Pinheiro da Silva - prisão preventiva
Wellington Moreira Franco - prisão preventiva
Maria Rita Fratezi - prisão preventiva
Carlos Alberto Costa - prisão preventiva
Carlos Alberto Costa Filho - prisão preventiva
Vanderlei de Natale - prisão preventiva
Ana Cristina da Silva Toniolo - prisão preventiva
Carlos Alberto Montenegro Gallo - prisão preventiva
Rodrigo Castro Alves Neves - prisão temporária
Carlos Jorge Zimmermann - prisão temporária

Desde quarta-feira (20), a PF tentava rastrear e confirmar a localização de Temer, sem ter sucesso. Por isso, a operação prevista para as primeiras horas da manhã desta quinta-feira atrasou.

Do que Temer é acusado?

Temer é um dos alvos da Lava Jato do Rio. A prisão teve como base a delação de José Antunes Sobrinho, dono da Engevix. O empresário disse à Polícia Federal que pagou R$ 1 milhão em propina, a pedido do coronel João Baptista Lima Filho (amigo de Temer), do ex-ministro Moreira Franco e com o conhecimento do presidente Michel Temer. A Engevix fechou um contrato em um projeto da usina de Angra 3.

Além deste inquérito, o ex-presidente Michel Temer responde a nove inquéritos. Cinco deles tramitavam no Supremo Tribunal Federal (STF), pois foram abertos à época em que o emedebista era presidente da República e foram encaminhados à primeira instância depois que ele deixou o cargo. Os outros cinco foram autorizados pelo ministro Luís Roberto Barroso em 2019, quando Temer já não tinha mais foro privilegiado. Os inquéritos foram enviados à primeira instância.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Taurus

22 de março, 2019 | 00:01

“O próximo agora vai ser o tal de MITO, o caso Marielle vai chegar até nele!!!!”

Wagner

21 de março, 2019 | 13:49

“Inclusive o ex deputado federal leonardo quintao foi um deles que votou pra nao investigar michel temer.”

Barrabas

21 de março, 2019 | 11:45

“Otima noticia michel temer preso.um homem que comprava os deputados para nao ser investigado .lugar dele e junto com o lula.”

Envie seu Comentário