Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de março, de 2019 | 06:30

Audiência debate operação urbana da Avenida Maanaim

A nova área promove também melhorias de mobilidade urbana em Coronel Fabriciano, com a execução de ponte sobre o ribeirão Caladão no bairro JK com acesso à avenida Geraldo Inácio

Divulgação PMCF
Na audiência, foram apresentadas novas contrapartidas de mobilidade urbana e construção de pontes no municípioNa audiência, foram apresentadas novas contrapartidas de mobilidade urbana e construção de pontes no município

A Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente de Coronel Fabriciano realizou uma audiência pública, convocada pelo vereador Luciano Lugão, para alteração da Lei Complementar 0006, de 28 de dezembro de 2017, da operação urbana da Avenida Maanaim. A audiência foi solicitada pela Secretaria de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, e realizada na terça-feira (19).

A alteração da Lei será necessária, segundo a gestão de Coronel Fabriciano, para promover um aumento nas contrapartidas, incluindo novas áreas circunvizinhas ao polígono da OUC: a área de 9 mil e 63 metros² oferecida ao poder público para relocação da nova sede da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos, com edificação de mil, trezentos e cinquenta m², permite a construção de outros equipamentos destinados aos serviços públicos de uso coletivo. Outro aspecto, é que a relocação da sede da secretaria viabiliza a expansão da área do Cemitério Municipal.

A nova área promove também melhorias de mobilidade urbana com a execução de uma ponte sobre o ribeirão Caladão nas proximidades do bairro JK com acesso à Av. Geraldo Inácio. Desta forma, interligando os bairros JK e Caladinho, com acesso pela Avenida Maanaim.

"Estamos trabalhando nele há um tempo e temos certeza que tanto em questão de mobilidade urbana, quanto em qualidade de vida irá melhorar muito. Ficamos felizes em começar a atender as solicitações da comunidade de Novo Reno que vem há anos batalhando para que melhorias fossem feitas ali. Contamos com a colaboração dos empreendedores que acreditaram no projeto e sabem que o retorno de uma expansão como está é muito positivo", afirma o Secretário de Governança Urbana, Planejamento e Meio Ambiente, Douglas Prado.

Explicando

A operação Urbana Consorciada (OUC) é um instrumento urbanístico previsto pelo Decreto Municipal 5.931/2017 que excepciona a Lei de Uso e Ocupação do Solo e é utilizada para requalificar uma área da cidade, implantar e/ou ampliar infraestruturas urbanas por meio de Intervenções em áreas da cidade onde haja interesse imobiliário com demanda acima dos limites estabelecidos pela legislação urbanística, explica a administração municipal.
O projeto da Avenida Maanaim abrange uma área de aproximadamente 900 mil m². O investimento gira em torno de R$ 150 milhões por meio de Parceria Público-Privada.

O megaprojeto prevê a construção de um condomínio, shopping, unidades habitacionais, UPA 24 horas - Unidade de Pronto Atendimento (já em andamento), regularização fundiária e outros empreendimentos e equipamentos públicos. Há ainda a previsão de implantação de um polo de tecnologia, comércio e serviços, além da conclusão da infraestrutura de esgoto, água, iluminação e sinalização ao longo da via e bairros do entorno. O prazo para inicio das obras é outubro de 2020, segundo a gestão municipal.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário